Home > Notícias

Sony reestrutura unidade de games que vinha tendo problemas

Empresa troca comando da unidade Sony Computer Entertainment, que enfrenta problemas

Por Martyn Williams, para o IDG Now!*

30/11/2006 às 11h40

Foto:

Empresa troca comando da unidade Sony Computer Entertainment, que enfrenta problemas

Ken Kutaragi vai deixar a posição de presidente da Sony Computer Entertainment, divisão da Sony responsável pela família de videogames PlayStation. O cargo será entregue a Kaz Hirai, ex-presidente da área para os Estados Unidos.

A alteração inesperada, que passa a valer a partir de sexta-feira (01/12) vai deixar Kutaragi como chairman do grupo, enquanto Hirai assume o posto de presidente e chief operating officer (COO) do grupo.

A mudança o ocorre menos de três semanas após o lançamento do PlayStation 3 no Japão e nos Estados Unidos, um lançamento cheio de problemas. Graças ao sistema de proteção a conteúdo do drive de Blu-ray Disc, que ficou pronto depois do prazo, a chegada do console às prateleiras atrasou do início de 2006 para novembro.

Com a proximidade do lançamento em novembro, a Sony teve de rever de novo os planos, por problema de falta de componentes. O lançamento na Europa foi adiado para março de 2007 e as lojas nos Estados Unidos e Japão receberam menos unidades que o previsto.

No Japão, a companhia ainda enfrentou problemas ligados ao preço do console, considerado muito alto, e teve que reduzir o valor do modelo mais simples de 541 dólares para 429 dólares.

A companhia também enfrenta problemas no seu negócio de portáteis. O PlayStation Portable (PSP), lançado com alarde em 2005, não foi tão bem em vendas. No último ano fiscal, a empresa vendeu 13 milhões de unidades deste console. A previsão para este ano era de 12 milhões de unidades, mas a Sony já disse que deve vender apenas 9 milhões.

Como parte de reestruturação, Jack Tretton,vice-presidente e co-chief operating officer (COO) da Sony Computer Entertainment America, vai substituir Hirai.

No Japão, Akira Sato, membro do conselho da empresa, vai se tornar vice-presidente do conselho e David Reeves, presidente e COO da Sony Computer Entertainment Europe, vai acumular o título de vice-presidente da Sony Computer Entertainment global.

*Martyn Williams é editor do IDG News Service, em Tóquio.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail