Home > Notícias

Especial: tudo sobre o Windows Vista

O mais atualizado guia de perguntas e respostas sobre o novo sistema operacional da Microsoft

Por Redação PC World (Brasil e EUA)

30/11/2006 às 11h56

vista_70.jpg
Foto:

O mais completo guia de perguntas e respostas sobre o novo sistema operacional da Microsoft

Atualizado às 11h45 do dia 14/03

Especial Windows VistaAcabou a espera. Desde o final de janeiro, já é possível encontrar nas lojas de informática e até em grandes hipermercados, caixas das diversas versões do Windows Vista.

Para se ter uma idéia da receptividade do produto pelo mercado nacional, todas as 50 cópias do Windows Vista Ultimate, versão mais completado novo sistema operacional (999 reais cada uma), foram vendidas em apenas 10 minutos na madrugada do lançamento. O fato, inédito no País, aconteceu em um hipermecado da capital paulista.

Menos de duas semanas após o lançamento oficial, a Microsoft apresentou o primeiro ciclo de atualizações, com doze patches para o Microsoft Office, Internet Explorer e OneCare Life. Metade das correções, foram consideradas críticas pela própria empresa: podem permitir a execução remota de códigos maliciosos no computador do usuário.

Com o objetivo de ajudá-lo a compreender o que este lançamento representa, neste especial, coletamos as questões mais importantes relativas ao novo sistema operacional. Elas serão atualizadas sempre que alguma novidade surgir.

Lembramos que várias das análises feitas até agora são relativas à versão em inglês do novo sistema operacional.

Novo: Especial - A Vida com o Vista - Experiências de usuários

.: O básico

.: O básico (continuação)

.: Versões do Vista

.: Versões do Vista (continuação)

.: Windows Vista e Windows XP

.: Interface de usuário

.: Windows Explorer

.: Segurança

.: Segurança (continuação)

.: Internet Explorer

.: Hardware do Vista

.: Hardware do Vista (continuação)

.: Rede

.: Multimídia

.: Aplicativos e utilitários

Preços do sistema

Preços de computadores com o Vista no Brasil

++++

Especial Windows VistaO básico

Quando o Vista seria originalmente lançado?

Os primeiros rumores indicavam que o sucessor do XP chegaria em 2003 na forma de um modesto upgrade até o lançamento do “Blackcomb”, que seria o grande substituto do XP. Posteriormente, a Microsoft anunciou que um upgrade supostamente menor co-nomeado “Longhorn” daria as caras no final de 2004. Deslize após deslize, a empresa declarou em março de 2006 que o Vista estaria disponível no mercado ou pré-instalado em PCs até o início de 2007.

Quando ele finalmente vai chegar?

Diferente dos lançamentos anteriores do Windows, o lançamento do Vista foi dividido em duas etapas, em parte devido ao fato do upgrade não estar disponível até os feriados de fim de ano por causa dos constantes atrasos.

No dia 30 de novembro, a Microsoft mostrará a versão empresarial do novo sistema operacional (e do Office 2007) às empresas com contratos de licença, que poderão teoricamente obter o Vista e logo instalá-lo em seus PCs.

A grande invasão do Vista não ocorrerá até que a Microsoft copie milhões de DVDs, coloque-os nas caixas e depois os distribua nas prateleiras do mundo todo, ou até que fabricantes lancem computadores com o Vista pré-instalado. Para usuários domésticos, pequenas empresas ou qualquer um que queira botar as mãos no Vista, a data mais importante é 30 de janeiro, dia oficial do lançamento do Vista na forma de produto para o consumidor final.

Por que o nome Windows Vista?

Em julho de 2005, quando o nome foi oficialmente anunciado, o diretor de desenvolvimento de produtos da Microsoft, Brad Goldberg, disse ao site News.com que o nome foi resultado de oito meses de pesquisa na busca por palavras que passassem uma idéia de clareza, numa referência ao foco em gerenciamento de informação, segurança e conectividade do novo sistema.

O Vista será um avanço como o Windows 95 ou um retrocesso como o Windows Me?

Ele será um passo largo na direção correta. Em termos de novos atributos, ele oferece melhorias consideráveis, mas nenhuma revolução. Por outro lado, o upgrade dá ênfase à segurança (menos suscetibilidade a vírus, spywares e ataques de hackers), o que sem dúvida é um ponto a favor.

O Vista ainda dará melhor suporte aos hardwares potentes de hoje, como CPUs de 64 bits e placas de vídeo de última geração, proporcionando base estrutural para aplicativos potentes que nunca seriam feitos para o XP. Conforme esses novos aplicativos comecem a aparecer, o Vista deve se mostrar mais útil.

Como o Windows Vista ficará em comparação ao mais recente sistema operacional Apple?

O Vista virá com diversos atributos (de busca integrada até vistosos efeitos 3D) que o Tiger  já possui.

Com o Leopard, a próxima geração de sistema operacional da Apple, quem possuir um Mac ganhará novos atributos que deixarão os usuários de Windows ainda mais para trás. Segundo previsões, a Time Machine do Leopard, um utilitário de backup contínuo, pode ser superior aos atributos de recuperação de dados do Vista (Backup, System Restore e Previous Versions).

++++
Especial Windows VistaO básico (continuação)

Quais são os requisitos mínimos do Vista?

Depende. Para executar o Windows Vista Home Basic, os requisitos mínimos são um processador de 800 MHz ou superior, memória de 512MB, hardware gráfico compatível com resolução SVGA (800 x 600 pixels), disco rígido de 20 GB com pelo menos 15 GB livres e um drive de CD-ROM (será preciso solicitar com conjunto de cds de instalação para a Microsoft se o seu PC não tiver drive de DVD). Quem desejar a interface Aero (e você certamente vai querer) precisará de uma placa gráfica que suporte APIs gráficos DirectX 9 com texturização 3D Pixel Shader 2.0, um driver Windows Vista Display Driver Model (WDDM) e pelo menos 128MB de memória gráfica e suportar 32 bits por pixel.

Existe alguma ferramenta que ajude a saber se o meu PC está a altura do trabalho?

Faça um backup de seus dados primeiro, mesmo que você vá realizar um upgrade de substituição (no qual o Vista toma o lugar de seu sistema operacional existente mas deixa seus arquivos e programas instalados intactos). O melhor geralmente é fazer uma instalação completa, na qual a partição do disco rígido é apagada; primeiro porque é mais rápido que fazer o upgrade (mesmo considerando restauração de dados e reinstalação de aplicativos) e segundo porque ela minimiza os problemas e conflitos originados de aplicativos e drivers velhos. Upgrades de substituição são mais convenientes, mas não será possível realizá-los em qualquer versão existente do Windows.

É possível voltar atrás na instalação?

Se o upgrade for realizado sobre de uma versão anterior do Windows e se esse upgrade falhar (o acontece muito), o Vista irá restaurar a versão prévia do Windows automaticamente. Porém, uma vez que o Vista esteja instalado, não existe maneiras fáceis de retornar ao sistema operacional anterior.

Posso instalar o Windows Vista num sistema que não tenha drive de DVD?

Sim, mas será preciso solicitar os CDs de instalação à Microsoft. Até o momento a empresa não determinou o preço ou a maneira como os clientes poderão solicitar esses CDs.

E quanto à ativação de produto, existe alguma mudança em relação a que o XP usava?

A ativação de produto da Microsoft – software que traça o perfil de seu hardware e carrega um arquivo “de identificação” para uma base de dados mantida pela empresa – ainda existe e não é opcional no Vista. A Microsoft pode mudar a rigorosidade de seu sistema de ativação de produto, mas fique certo de que a empresa irá verificar sempre para se certificar que uma cópia do Vista não seja instalada em mais de um computador por vez.

O que virá após o Vista?

Não sabemos os detalhes ainda. A próxima grande versão do Windows, que já foi apelidada de “Blackcomb”, agora é conhecida como “Vienna” (parte de uma série de codinomes da Microsoft que se referem a grandes cidades do mundo). Segundo a Wikipedia, os rumos sobre esse sistema operacional datam de antes do lançamento do XP e incluem a possibilidade de introdução de uma nova interface de usuário, com elementos de som intrigantes, conhecida como GroupBar e LayoutBar, bem como a tecnologia sandbox projetada para evitar que aplicativos tenham impacto sobre outros programas.

Quando ele vai aparecer, ninguém sabe ainda, mas Steve Ballmer, CEO da Microsoft, disse que nunca mais haverá um intervalo de mais de 5 anos entre o lançamento de novas versões Windows. Se isso se concretizar, o Vienna deve chegar antes de 2012.

O que aconteceu com o WinFS?

O WinFS deveria substituir o sistema de base de arquivos do Windows por uma base de dados projetada para buscar e ordenar arquivos com facilidade. A Microsoft teve que abandonar o projeto, pois era muito difícil sua implementação. A empresa não fala sobre o assunto e parece que não veremos a Microsoft tentar colocá-lo na próxima versão do Windows.

++++

Especial Windows VistaVersões do Vista

E sobre as diferentes versões do Vista?

Escolher a edição que melhor se encaixa as suas necessidades não é uma tarefa tão difícil. Aqueles cujo hardware está no limite da capacidade mínima necessária para o Vista, ou que não ligam para a interface Aero, ou que não se conectam a um domínio Windows Server ou que não precisam de um atributo Media Center ou Tablet PC, podem escolher o Home Basic – mas nessas circunstâncias provavelmente não conseguirão aproveitar tudo que o Vista oferece. Com US$ 60 a mais é possível obter a Home Premium, que oferece a interface Aero e o Media Center.

Quem se conecta ao domínio Windows Server precisará da edição Business. Se a idéia for ter o Media Center junto com os atributos business, terá de adquirir a versão mais completa, a Ultimate, que conta com todos os atributos do Windows Vista.

Eu tenho um PC tablet, posso instalar o Vista nele? Devo?

Sim, se você comprar uma das versões do Vista que oferecem funcionalidade tablet: Home Premium, Business, Enterprise ou Ultimate. Mas antes verifique as suas configurações de hardware com os requisitos do Vista. Muitos PCs tablets não possuem capacidade suficiente para satisfazer todos os sistemas Vista.

As edições do Vista que suportam tablets trazem alguns novos atributos. Você ganha mais controle nos locais onde a área Tablet Input Panel (TIP) surgir - o cursor muda de formato para tornar tudo mais claro e gestos chamados de “Flicks” permitem realizar tarefas de navegação.

O Home Basic tem um preço legal, posso fazer tudo com ele?

Se o seu hardware for bom o bastante, vale a pena pensar em gastar um pouco mais para conseguir a versão Home Premium; ela oferece a interface Aero (e o muito legal Flip 3D) mais o Media Center. Se os recursos gráficos do seu hardware não agüentam a interface Aero, o restante do seu sistema provavelmente não irá arcar com o Vista. Neste caso, continue com o Windows XP SP2 ou instale um Linux como o Xubuntu, ou ainda compre um novo PC com o Vista Home Premium pré-instalado.

O que a versão Business oferece?

O mais importante nesta versão é poder acessar os recursos num domínio Windows Server (seja no Windows Server 2003 seja na versão Vista do Windows Server que virá), assim como um Windows XP Professional faz. Igual a XP Home Edition, a Home Edition do Vista não tem suporte para domínios e, novamente como o XP Pro, o Vista Business permite você fazer login e controlar o sistema à distancia via uma ferramenta Remote Desktop: se você esquecer um arquivo durante uma viagem, o Remote Desktop permite que você se conecte ao PC do escritório para copiar ou enviar o arquivo por e-mail para o seu laptop.

O que a versão de 64 bits oferece? Há alguma razão para usá-la num PC que a suporte?

A versão de 64 bits do Vista é quase idêntica a de 32 bits, mas permite executar aplicativos de 32 e de 64 bits. Ela usa mais de 4 GB de memória do sistema, mas as versões de 64 bits de aplicativos mais intensos como o CAD e ferramentas de edição de vídeo, foto e áudio podem funcionar melhor do que as versões de 32 bits no mesmo sistema. Entretanto, o Windows de 64 bits tem algumas desvantagens, a começar pelo fato que requerer drivers de 64 bits. Além disso, a versão de 64 bits de um programa normalmente requer mais memória que a versão de 32 bits. Inevitavelmente, todos nós usaremos sistemas operacionais de 64 bits (e depois de 128 bits e etc.). Mas por enquanto, a menos que esteja precisando de um aplicativo de 64 bits, fique com o seu Windows de 32 bits.

++++

Especial Windows VistaVersões do Vista (continuação)

É preciso comprar um disco diferente para as versões de 64 bits?

Cada pacote do Vista terá a versão de 32 e de 64 bits.

As versões do produtor original estarão disponíveis para que as pessoas montem seus próprios PCs?

Sim, mas a Microsoft ainda não falou de preços a respeito disso.

Se eu adquirir uma versão, poderei fazer upgrade para uma versão diferente depois?

Sim. A Microsoft planeja acrescentar um aplicativo  no Painel de Controle que irá permitir upgrade para uma edição mais completa do Vista, provavelmente por meio de cartão de crédito. Os preços e outros detalhes ainda não foram revelados.

É possível executar o Vista num Mac?

Sim, as duas opções mais famosas para executar um Windows num sistema Macintosh – o Boot Camp da Apple e o Parallels – suportam o Vista.

Os boatos sobre o fato de que a licença do Vista obriga o consumidor a comprar uma nova cópia, se for feito um upgrade no PC posteriormente, são verdadeiros?

Não. Inicialmente a Microsoft estabeleceu sérias restrições de uso do Windows Vista se o consumidor fizesse um upgrade no computador, mas depois dos alardes gerados a empresa voltou atrás. A licença do Vista é exatamente igual a do XP: pode-se transferir a licença para um PC novo ou remontado quando você quiser, desde que você desinstale o sistema operacional da máquina anterior.

++++

Especial Windows VistaWindows Vista e Windows XP

Posso fazer o Vista ter a aparência de uma versão antiga do Windows?

Certamente. Clique com o botão direito no botão Start (Iniciar), selecione Properties (Propriedades) e escolha Classic Start Menu (Menu Iniciar Clássico) para ter um Menu Iniciar composto primariamente de menus em cascata que levam até os programas. Clique com o botão direito do mouse na área de trabalho, selecione Personalize e dê um clique duplo em Themes (Temas) para escolher o tema Windows Classic (o que tira muito da perspicácia do Vista). O que o Vista não tem é uma maneira para fazer alguns aspectos do sistema operacional funcionarem como no Windows XP.

O lançamento do Vista indica que a Microsoft irá cortar todos os suportes para o Windows XP assim como para o Windows 98 e antecessores?

Não de imediato. Mas é certo que conforme o Vista se torne dominante, a Microsoft inevitavelmente irá dar fim ao suporte para o XP. Na verdade, a empresa já parou de dar suporte ao Windows XP SP 1 (junto com o Windows 98 e Windows Me) em outubro de 2006. Se o período de tempo do suporte oferecido for o mesmo, os usuários do XP SP 2 terão cobertura até 2010.

A Microsoft irá parar de oferecer reparos de segurança e conserto de bugs para o XP?

Não, apesar do recente adiamento para 2008 do Windows XP Service Pack 3 sugerir que melhorar o XP não é mais prioridade da empresa.

Agora que o Vista esta aí, os novos aplicativos serão feitos para ele? Se eu continuar com o XP ficarei sem poder adquirir nenhum software novo?

Transições anteriores do Windows indicam que muitos aplicativos continuarão disponíveis no Windows XP, afinal, milhões de pessoas continuarão com ele por muitos anos ainda. Mas uma transição gradual para o Vista acontecerá. Os games de última geração serão os primeiros a mudar para o novo sistema operacional, uma vez que o DirectX 10 (a nova versão do API da Microsoft para programadores de jogos) existirá somente para o Vista.

++++

Especial Windows VistaInterface de Usuário

A Aero realmente aumenta a produtividade do usuário?

Em alguns aspectos, o Aero só oferece um visual novo e muito atraente, mas em outros ela realmente melhora a produtividade. Por exemplo, as janelas translúcidas e as animações podem não aumentar diretamente sua produtividade, mas elas certamente deixam o visual da tela mais agradável, o que torna a tarefa de ficar no PC o dia inteiro menos desgastante. O Windows Flip e o Windows Flip 3D, que permitem visualização de miniaturas das janelas abertas, e as miniaturas da Barra de Tarefas facilitam a busca pela janela que estiver a procurando.

Como habilitar ou desabilitar os efeitos Aero?

Clique com o botão direito na área de trabalho e selecione Personalize, Window Color and Appearance, Open Classic Appearance Properties para ter mais opções de cor. Na lista de cor, selecione qualquer esquema não-Aero como Windows Vista Basic ou Windows Vista Standard e depois clique em OK.

E os rumores que dizem que o Windows Vista algumas vezes pode desabilitar o Aero sozinho?

Em geral, o Vista irá desabilitar a Aero se ele determinar que seja preciso melhorar o desempenho, se recuperar de uma questão técnica ou (no caso de laptops em modo econômico) reduzir o uso da bateria. De acordo com a Microsoft, aplicativos Java serão o gatilho mais comum para desativação da Aero. Exibição remota ou compartilhar o desktop de outra máquina podem desativar a Aero também. O Vista ainda desativará o Aero na hora de apresentar um lembrete User Account Control (UAC ou Controle de Conta de Usuário).

O que a Microsoft fez com o Menu Iniciar dessa vez?

A Microsoft refez o Menu Iniciar novamente, mas dessa vez a mudança parece ter agradado. O menu flutuante de seleção em All Programs (Todos os Programas) se foi. Com o Vista, na hora de clicar em Todos os Programas, os aplicativos e as pastas aparecerão logo acima para facilitar o acesso. Há ainda uma caixa de busca para procuras rápidas. O link Run (Executar) não existe mais, mas é possível fazê-lo reaparecer.

Como fazer para o link Run (Executar) aparecer novamente e como posso customizar o Menu Iniciar?

Dê um clique com o botão direito na Barra de Tarefas, vá em Propriedades e clique na aba Menu Iniciar. Clique no botão Customizar e assim será possível acrescentar o link Executar e mudar o Menu Iniciar como bem quiser.

O relógio na área de notificação tem novos atributos?

Ele pode parecer o mesmo, mas está bem melhor. É possível colocar vários relógios agora para ver os horários em diferentes cidades no mundo. Clique no relógio e um relógio maior (junto com o calendário) irá aparecer. Clique em Change Date and Time Settings para customizar o conteúdo.

As miniaturas da Barra de Tarefas podem reproduzir vídeos?

Sim. Basta passar o mouse sobre uma janela minimizada na Barra de Tarefas e irá surgir uma miniatura mostrando o exato conteúdo da janela, incluindo qualquer vídeo.

O que aconteceu com o Alt-Tab?

A Microsoft o tornou mais útil. O comando agora é chamado de Windows Flip e mostra as miniaturas de todas as janelas conforme você se move por elas, assim é possível procurar rapidamente a janela que quiser abrir.

O que é essa troca de tarefas 3D?

Agora estamos falando de um colírio para os olhos. O Windows Flip 3D (Windows-Tab) separa as janelas em três dimensões e permite que você role por elas com o mouse ou clique em uma para selecioná-la.

++++
Especial Windows VistaWindows Explorer

Agora tudo remete à busca?

Sim. A busca está embutida em praticamente todos os níveis do sistema, incluindo o Menu Iniciar e o Windows Explorer. A busca do Vista é rápida e permite refinar os critérios como data, tamanho, palavras chave, tipo etc. É possível adicionar termos de busca booleanos e criar arquivos virtuais com as buscas salvas, assim é possível ter um link para todas as fotos que desejar logo na área de trabalho.

Se a busca do Explorer é tão boa, por que alguns arquivos que foram criados no dia anterior não aparecem?

É preciso aprender os segredos do Search (Buscar). Por padrão, ele restringe a busca a um conjunto limitado de arquivos do disco rígido. A busca usa um índice para acelerar o processo, mas o Vista coloca apenas algumas poucas pastas nesse índice - como sua pasta de usuário pessoal, por exemplo. Se um arquivo for criado fora dessa área, o sistema não irá encontrá-lo e a busca não exibirá seu conteúdo. Há uma alternativa: se fizer uma Busca Avançada (selecione Start, Search, e clique em Advanced Search) é possível instruir a ferramenta para procurar em áreas não indexadas; basta verificar o box perto de Include non-indexed.

Como eu disponho os arquivos para que eles sejam inclusos na indexação?

Vá em Control Panel, System and Maintenance, Indexing Options. Assim, é possível acrescentar qualquer pasta ao índice.

Como as buscas salvas podem ser úteis?

Elas poupam o seu esforço de fazer a mesma busca sempre que precisar. Ao salvar uma busca, você cria pastas virtuais com diferentes exibições em todos os seus dados. Para salvar a busca clique em Save Search na barra de ferramentas.

O que facilita a navegação no Vista? O que é um caminho breadcrumb?

“Breadcrumbs” são o centro de navegação no Windows Explorer. A barra de endereços no Windows Explorer exibe um caminho breadcrumb que lista todo lugar que foi visitado no caminho até a sua localização atual, como Control Panel, Network and Internet, Sync Center, Sync Results. Se quiser voltar ao Control Panel ou para qualquer outro ponto, basta clicar.

++++

Especial Windows VistaSegurança

Já podemos contar de verdade com o Windows Firewall?

O Firewall do Vista é uma ótima ferramenta de proteção. A versão do Windows XP bloqueava somente conexões inbound indesejáveis; mas a versão do Vista bloqueia também as conexões outbound indesejadas, o que abre a possibilidade de dispensar um firewall de terceiros.

Como customizar o Windows Firewall para permitir que certos aplicativos passem?

O firewall possui uma configuração padrão para bloquear conexões outbound e inbound. Para permitir que certos aplicativos inbound passem, selecione Control Panel, Allow a program through Windows Firewall (under Security) e use a tela Exceptions. Para configurar conexões outbound e customizar o Windows Firewall de várias formas digite wf.msc num prompt de comando e pressione Enter. A tela resultante Windows Firewall com Advanced Security oferecerá controle em diversos aspectos do firewall.

O que os outros aplicativos Windows Security Center fazem?

O Parental Control á uma boa ferramenta para os pais que quiserem limitar o uso e acesso que suas crianças podem ter na internet e no computador.  O BitLocker Drive Encryption trabalha com o hardware para criptografar o conteúdo de um HD inteiro, se você perder o laptop, ninguém poderá acessar seus dados.

Qual a facilidade de uso do BitLocker Drive Encryption?

Isso depende do hardware. Se o PC tiver tecnologia Trusted Platform Module (TPM) versão 1.2 ou melhor, não será difícil usar o BitLocker.

E se o meu PC não tiver TPM?

Então não se preocupe com o BitLocker Drive Encryption. Teoricamente você poderá usar um pendrive USB para lidar com a criptografia. Na prática...bem, simplesmente não tente.

Será necessário um aplicativo anti-spyware?

O Windows Defender é um bom anti-spyware e agora vem como parte do sistema operacional. Mas nenhum antispyware sozinho pode arcar com todos os spywares, vale a pena instalar e executar um outro programa como o AdAware ou o Webroot Spy Sweeper.

O Vista tem algum software antivírus?

Não, nenhum.

O meu antivírus atual vai funcionar no Vista?

Muito provavelmente não. O Vista é suficientemente diferente de suas versões anteriores do Windows para que antivírus projetados para outras versões não funcionem nele. A maior parte das desenvolvedoras de antivírus, como a Symantec, anunciaram planos de lançar versões compatíveis com o Vista.

++++

Especial Windows VistaSegurança (continuação)

Por que a Microsoft não incluiu nenhuma ferramenta antivírus no Vista?

O motivo está aberto ao debate. De acordo com algumas pessoas, a Microsoft temia que incluir um antivírus poderia trazer problemas relacionados ao antitruste (particularmente na Europa). Outros dizem que é para a Microsoft poder vender uma cópia do Windows Live OneCare (que tem um antivírus como um dos atrativos centrais).

Existe alguma boa opção de antivírus gratuita para quem não quiser ter gastos extras?

Sim, muitas delas para uso domestico. Uma escolha que ficou popular é o Avast, um “peso-leve” que exige pouco dos recursos do sistema. O Avast é um dos poucos programas antivírus que funcionaram no Windows Vista durante toda a fase beta.

O Windows Vista terá proteção contra phishing?

Tanto a versão Vista quanto a XP do Internet Explorer 7 incluem filtro antiphishing, que funciona muito bem, até melhor que o filtro antiphishing embutido no Firefox.

Os boatos de que o User Account Controls (UAC ou Conta de Controle de Usuário) é bem incômodo são verdadeiros?

O UAC é, de longe, a coisa mais chata do Vista. Na hora de instalar softwares, configurar sistemas ou desempenhar alguma outra tarefa vai aparecer um lembrete ou solicitando uma senha ou que você clique em OK.

O UAC realmente ajuda na segurança?

Sim, os lembretes do UAC ajudam na proteção. Ao forçar uma confirmação para permitir uma série de ações, o UAC evita que spywares e outros malwares de realizem mudanças no seu sistema sem seu conhecimento.

Gostaria de desativar o UAC, existe algum meio?

No Control Panel, selecione User Accounts and Family Safety, User Accounts e clique em Turn User Account Control on or off. Isso faz aparecer um lembrete do UAC que terá de ser respondido antes de você continuar a mudança, mas é um pequeno preço a pagar pela liberdade.

++++

Especial Windows VistaInternet Explorer

O IE está seguro para uso?

Não, a versão 7 é mais segura que a 6, mas já foram descobertas falhas de segurança e o browser se amarra no Windows de tal forma que age como condutor de violações que aparecem continuamente no sistema operacional. Faça o upgrade para a versão 7, mas não deixe a guarda baixa.

O meu Firefox está funcionando bem. Há razão para mudar?

Não. O IE 7 é muito melhor que seu antecessor, mas o Firefox é mais seguro, tem mais atributos e á mais customizável em relação aos add-on e temas. O IE 7 é útil para os sites feitos somente para o IE.

O que o repositório RSS faz com o meu leitor de feed?

Não muito no momento, já que o IE e o leitor de feed mantêm seus dados separados. Em pouco tempo os leitores de feed poderão ler diretamente o repositório do IE, a ponto de se poder assinar um feed no IE e lê-lo em outro programa. A Microsoft afirmou que teve esse contexto em mente quando decidiu manter a exibição de RSS do IE 7 básica. Baixar o NewsGator, atualmente disponível, dá um passo em direção a esse objetivo de troca aberta de informação: ele sincroniza seu repositório com o NewsGator, assim é possível ler todos os feeds inscritos no IE no site do NewsGator.

Qual a diferença do IE 7 no Vista e no XP?

A grande diferença é o Protected Mode (modo protegido) no Vista, um procedimento de segurança inteligente que executa o IE 7 com privilégios de usuário reduzidos. Quando hackers tentarem qualquer invasão pelo IE, eles terão menos poder para alterar o seu computador do que tinham no XP. Assim eles passarão por dificuldades de quiserem deixar um vírus em alguma pasta do Windows, por exemplo.

++++

Especial Windows VistaHardware do Vista

O que é o Windows Experience Index?

Um analisador de desempenho embutido encontrado no Control Panel (Painel de Controle) em Performance Information and Tools. O Windows Experience Index é a menor de cinco pontuações designadas para a CPU, memória, capacidade gráfica básica, poder de processamento 3D e velocidade de disco rígido do seu sistema. A Microsoft espera que o Windows Experience Index substitua a enumeração mais longa de requerimentos de sistema encontrada nas caixas de software. Por exemplo, em vez de ler que o game requer pelo menos 1 GB de RAM, placa de vídeo Pixel Shader 2.0 e CPU de 2-GHz, você veria que o jogo requer uma pontuação WEI de, digamos, 3.2 ou melhor.

E sobre os boatos de drives que melhoram o desempenho?

Em vez de gastar dinheiro com RAM extra, você pode dar um ‘boost’ na sua máquina Vista usando um drive USB. Um atributo do Windows chamado ReadyBoost permite que o PC use a memória livre em um pendrive USB para aumentar a RAM. Será preciso no mínimo de um drive USB com 256 MB livres que possa ler dados a 2,5 megabits por segundo e registrar a 1,5 mbps. O drive deve ter 500 MB de espaço e ler/registrar a uma velocidade de 5 mpbs/3 mbps respectivamente.

Logo veremos memória flash aumentado a velocidade de outros formas, graças às tecnologias ReadyBoost e ReadyDrive embutidas no Vista.

O que o ReadyBoost, ReadyDrive e SuperFetch fazem?

O SuperFetch, um novo gerenciador de memória para o Windows, usa a memória para fazer cache de dados que você possa precisar. Eventualmente ele aprenderá quais aplicativos e dados você (e outros usuários que usem sua máquina) usa e quando os usa.

O ReadyBoost disponibiliza memória para o SuperFetch ao criar novas páginas de memória num pendrive USB e ao usar a memória flash em disco rígidos híbridos.

O ReadyDrive usa cache de RAM não-volátil num drive híbrido para armazenar dados cruciais durante estados de transição (como na hora de fazer boot no PC ou sair de standby). Antes de desligar, o Vista transfere os dados mais importantes que o PC irá usar no boot ou na reinicialização naquele cache de RAM não volátil. Como resultado, o PC não precisa esperar que o disco rígido comece a girar para poder carregar os dados.

Quando veremos os drives híbridos?

A Samsung e a Seagate esperam ter HDs híbridos com 256 MB de memória flash embutida para notebooks na época do lançamento do Vista.

++++

Especial Windows VistaHardware do Vista (continuação)

Quais as especificações que um drive USB deve ter para funcionar com o ReadyBoost?

O drive deve suportar USB 2.0 e deve ser capaz de acessar dados a uma velocidade de 3.5 megabits por segundo para leitura randômica uniforme de 4 kilobits no dispositivo inteiro e 2.5 mbps para registro randômico uniforme de 512 kilobits no dispositivo. Na prática é difícil saber se o drive tem atende a essas especificações antes de comprá-lo, conhecer bem o fabricante ajuda nessa hora. A Microsoft afirma ter planos de trabalhar com os fabricantes para desenvolver um programa de certificado ReadyBoost para que os consumidores possam determinar se o drive flash pode usar ReadyBoost.

Comprei um drive flash USB que (de acordo com a embalagem) pode acessar dados a 12 mbps. Mas o Windows diz que o drive não é rápido o bastante para trabalhar com o ReadyBoost. O que há de errado?

Existem muitas razões que podem ser a causa do problema. As especificações do Vista são para desempenho randômico, enquanto que as especificações vistas na embalagem podem medir o desempenho seqüencial. Alguns dispositivos são ótimos em leitura seqüencial, mas nem tanto em leitura randômica. Uma outra questão possível é um desempenho inconsistente no seu drive. Alguns drives flash comportam 128MB de memória muito rápida numa parte do drive, mas de memória lenta no restante.

Qual o tamanho de um drive flash que devo comprar para aproveitar o máximo o ReadyBoost?

Isso depende de quanta RAM há no seu sistema. O menor cache que o ReadyBoost usa é de 256 MB e o maior é de 4 GB. Se o seu sistema tiver uma quantidade de RAM pequena – 512 MB, por exemplo – a Microsoft recomenda estabelecer uma proporção de 1:1 entre a RAM do sistema e a memória flash. Dessa forma, um sistema de 512 MB terá um drive flash de 512 MB. Numa situação mais vantajosa – sistemas com 2 GB de RAM ou mais – a Microsoft recomenda uma razão de 2,5:1. Assim, um sistema de 2 GB terá benefícios com memória flash de 800 MB, mas memória flash adicional (fora da proporção) não proporcionará nenhuma melhora.

É possível usar mais de um drive flash para o ReadyBoost?

Não, a Microsoft limitou o ReadyBoost a um dispositivo por vez.

Há algum outro hardware interessante preparado para o Vista?

Veremos notebooks com displays externos que usam a tecnologia Sideshow da Microsoft para executar alguns dos gadgets disponíveis na Windows Sidebar, sem precisar que o computador esteja ligado. Outros fabricantes eventualmente usarão o Sideshow para potencializar dispositivos remotos equipados com displays coloridos para sistemas Media Center.

O Windows Rally simplifica a configuração, segurança e gerenciamento de dispositivos de rede. A tecnologia Rally inclui o Windows Connect Now para configuração Wi-Fi fácil, Plug and Play Extensions (PnP-x) para instalação rápida de dispositivos conectados a rede e o protocolo Link Layer Topology Discovery para detectar dispositivos que se conectaram a rede. A Microsoft demonstrou câmeras wireless com Rally que foram detectadas automaticamente por PCs nas proximidades que podiam fazer download das imagens em tempo real. Esse desenvolvimento sugere que trabalhar com câmera digital wireless não é uma realidade distante, apesar de alguns especialistas acharem que USB wireless é uma tecnologia atualmente melhor do que Wi-Fi para substituir cabos de curto alcance.

++++

Especial Windows VistaRede

Ficou mais fácil configurar uma rede?

Sim, muito mais fácil. Um assistente simples conduz você pelo processo. A solução de problemas também ficou melhor. O Network Center oferece uma rápida visão geral da sua rede para que você veja se tudo está funcionando corretamente.

É mais fácil se conectar a hot spots e a redes sem fio no Vista do que no XP?

Sim e de uma forma muito superior. É possível observar muitos detalhes sobre a rede sem fio antes de se conectar a ela e você pode salvar as conexões de rede para se conectar automaticamente sempre que entrar no alcance dela.

Qual a qualidade da segurança da rede sem fio no Vista?

Quando se conectar pela primeira vez numa rede sem fio, você informa ao Windows Vista se ela é pública ou particular (uma rede pública, como um hot spot, pode ser usada por qualquer um, inerente à segurança; uma rede particular, como a da sua casa ou trabalho, é mais segura). Com base na sua resposta, o Vista aplica uma constelação de ajustes de segurança à sua rede e reaplica esses ajustas sempre que você se conectar à ela. A detecção em rede, que o Vista usa para permitir que outros dispositivos se conectem ao seu PC e compartilhem seus arquivos e pastas, é desativada em redes públicas (para aumentar a segurança), mas reativada em redes particulares.

Existe algum problema em misturar PCs com versões anteriores do Windows com aqueles que usam o Vista?

Infelizmente, sim. O Vista usa um novo protocolo, o Link Layer Topology Discovery (LLTD), para a rede. O LLTD acelera o processo de conexão com outros dispositivos e permite ao Vista obter informação sobre cada dispositivo e exibi-las no Networking Map (mapa da rede). Mas as versões anteriores do Windows não possuem LLTD, assim, os PCs que usam essas versões antigas podem não aparecer no mapa ou aparecer esporadicamente ou ainda aparecer depois de um longo atraso. A Microsfot diz que planeja lançar um reparo para o XP que deve resolver o problema, mas não tem planos de fazer o mesmo para outras versões do sistema operacional.

++++

Especial Windows VistaMultimídia

O que há de novo no Windows Media Center?

Ele possui os mesmos atributos básicos de antes, mas agora tem um sistema de menus reprojetado, principalmente para poder controlá-lo de um Xbox 360 conectado à sua rede doméstica.

O Windows Media Player mudou?

A nova interface proporciona novos meios de organizar e navegar pela sua coleção de mídia. É possível, por exemplo, acessar sua música pela exibição do encarte. O atributo de busca do Vista está integrado ao Windows Media Player também, que por sua vez inclui um serviço de música paga que a Microsoft lançou junto com a MTV.

O Vista irá reproduzir discos HD-DVD e Blu-ray?

Não sem um software de terceiros. Apesar de ser lançado com infra-estrutura necessária para suportar HD-DVD – drivers, sistemas de arquivos, codecs e outros componentes – será preciso um software exclusivo da função para reproduzir vídeos HD-DVD e o sistema operacional não conta com suporte original para discos Blu-ray.

Por causa do gerenciamento de direitos digitais para mídias de alta definição pré-gravadas eu vou precisar comprar um novo monitor para reproduzir conteúdo premium em alta definição?

Pode ser que sim, independentemente de usar o Vista ou o XP. Para que um PC possa enviar conteúdo de vídeo de próxima geração a um display, a tela deve suportar HDCP e, enquanto muitas TVs de alta definição suportam essa tecnologia de proteção, o mesmo não acontece com muitos monitores velhos que suportam resolução de alta definição.

++++
Especial Windows VistaAplicativos e Utilitários

Os aplicativos embutidos no Vista são bons?

Alguns deles de fato trazem um bem maior que o esperado, apesar de que o Microsoft Paint continua o mesmo de sempre e que o programa de backup talvez seja o pior aplicativo já colocado num sistema operacional. Por outro lado, o Windows Calendar é uma ótima surpresa e o Windows Mail (sucessor do Outlook) recebeu uma plástica visual que o torna mais fácil de usar. O Windows Photo Gallery é uma boa ferramenta para pessoas interessadas em organizar fotos de forma conveniente e realiza edição rápida de fotos (mas não espere nenhum milagre).

O que o Sync Center faz?

Ele foi feito para sincronizar dados do seu PC com outros dispositivos e outros computadores. Não será preciso instalar o software ActiveSync para sincronizar dispositivos Windows Mobile.

O Vista vem com aplicativos que fazem frente àqueles no conjunto iLife da Apple?

Sim e não. A dupla Windows Movie Maker e Windows DVD Maker simplificam as tarefas de edição, montagem e gravação de vídeos em DVD e o Windows Photo Gallery proporciona boas ferramentas de organização de imagens e faz uma limpeza básica nas fotos. Mas não existe um equivalente da Microsoft para o GarageBand. O iLife ainda está bem a frente do Vista.

Vai haver um Plus Pack ou Power Tools para o Vista?

A Microsoft não anunciou planos para um Vista Plus Pack, mas a empresa também não descarta a idéia. A Ultimate Edition do Vista oferece acesso aos Ultimate Extras do Vista, um conjunto de atributos “baixáveis” que remetem a aqueles que seriam encontrados no Plus Pack. Um dos extras que conhecemos é um atributo chamado Motion Desktop que permitiria usar uma proteção de tela animada como papel de parede.

O Power Toys, um popular conjunto de add-nos do XP que incluía jóias como TweakUI e ClearType Tuner, deve reaparecer numa edição Vista provavelmente em janeiro, próximo a data de lançamento.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail