Home > Notícias

Vendas do PlayStation 3 caem pela metade após 1º final de semana

Vendas no primeiro final de semana passaram de 80 mil, mas caíram para a faixa de 40 mil durante a primeira semana de vendas

Por Martyn Williams, para o IDG Now!*

01/12/2006 às 15h07

Foto:

Vendas no primeiro final de semana passaram de 80 mil, mas caíram para a faixa de 40 mil durante a primeira semana de vendas

As vendas do PlayStation 3 durante sua primeira semana de disponibilidade no Japão ficaram bem abaixo do volume atingido nos dois dias imediatamente após o lançamento, segundo relatório publicado nesta semana.

Durante os sete dias - entre 13 e 19 de novembro - foram vendidos 43.378 consoles no Japão, em comparação com vendas de 88.400 unidades vendidas nos dias 11 e 12 de novembro, segundo estimativa da Enterbrain, divulgadas na sexta-feira (01/12). A empresa publica a revista de games local Famitsu e seus dados são, normalmente, considerados confiáveis pela indústria.

Outra empresa de análise local, a Media Create, estima que as vendas para a primeira semana completa foram de 42.099 unidades e estima ainda que elas tenham caído para 32.622 unidades na semana entre 20 e 27 de novembro. Antes, a Media Create estimou que as vendas no final de semana do lançamento foram de 81,693 unidades.

A Sony Computer Entertainment (SCE) no Japão não comentou as análises, mas disse que continua fornecendo consoles para o Japão e Estados Unidos. O número consideravelmente menor de consoles vendidos provavelmente se deve à falta de componentes para os equipamentos.

A SCE enfrentou problemas para encontrar os componentes para o drive de Blu-ray Disc e teve que atrasar o lançamento do console por conta disso. Originalmente, a Sony planejava ter 2 milhões de consoles disponíveis para o lançamento no Japão, América do Norte e Europa, mas o volume foi reduzido para 500 mil unidades e lançamento europeu foi adiado para março de 2007.

Como resultado, a alta demanda pelo console fez com os preços nos sites leilões disparassem. As vendas de jogos para o PlayStation 3 também começaram devagar. A saída foi pouca, em parte, porque os primeiros compradores estavam adquirindo o equipamento para vender mais caro e lucrar em cima das vendas.

A Enterbrain estima que no Japão foram vendidos menos softwares que hardwares no lançamento, enquanto nos Estados Unidos a varejista Gamestop disse que registrou uma média de 1,5 jogo para cada console vendido. Em comparação, a mesma loja reportou venda media de três jogos por console para o Nintendo Wii.

O jogo para PS3 melhor colocado no ranking de games da Media Create foi o Ridge Racer 7, que assumiu a 29ª posição na semana entre 20 e 27 de novembro.

*Martyn Williams é editor do IDG News Service, em Tóquio.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail