Home > Notícias

Samsung apresenta primeiro celular que roda vídeo DivX

A Samsung deverá lançar no próximo mês um aparelho celular especialmente desenvolvido para reproduzir vídeos

Por Sumner Lemon, para o IDG Now!*

04/12/2006 às 14h21

Foto:

A Samsung deverá lançar no próximo mês um aparelho celular especialmente desenvolvido para reproduzir vídeos

O Ultra Video F500 é do tamanho de uma barra de doce e tem uma tela de cristal líquido (LCD) com TFT (Transistor de Filme Fino) com resolução de 240 x 320 pixels, exibindo até 262 mil cores, que pode ser girada, para que o usuário escolha o melhor ângulo de visão.

Segundo a fabricante, este é o primeiro celular capaz de reproduzir filmes em DivX, tecnologia baseada no formato MPEG4 que permite a compactação de DVD para um tamanho significativamente menor, facilitando o download de vídeos mais longos. Outros formatos compatíveis com o aparelho são MPEG4, H.264 e Windows Media Vídeo (WMV).

O Ultra Video, que chega às lojas em janeiro pelo preço de 350 dólares, reproduz também diversos formatos de música digital: MP3, AAC (Advanced Audio Coding, o formato usado pela Apple em sua loja virtual iTunes), AAC+, e-AAC+, e WMA (Windows Media Audio). As músicas podem ser baixadas de qualquer serviço que suporte o gerenciador de direitos digitais do WMA (DRM) ou o Media Transfer Protocol, da Microsoft.

No mais, o celular é compatível com a tecnologia de conexão sem fio Bluetooth 2.0 e tem câmera digital embutida de 2 megapixels e entrada para cartão de memória microSD (Secure Digital).

O aparelho é exibido no Telecom World 2006, evento da International Telecommunication Union (ITU), que acontece em Hong Kong até a próxima sexta-feira (08/12).

A Samsung aproveitou a exposição para apresentar outro futuro lançamento: o Ultra Audio F300, celular que deve chegar ao mercado também em janeiro, por 250 dólares. Além dos formatos de áudio compatíveis com o Ultra Vídeo, ele também reproduz vídeos em MPEG4 e H.263.

O formato do aparelho é o mesmo do Ultra Vídeo, mas a tela é levemente menor (diagonal de 2,1 polegadas) e ele não é compatível com redes de terceira geração (3G). Ainda não há informações sobre os pontos de venda em que os celulares serão vendidos pela fabricante.

*Sumner Lemon é editor do IDG News Service, em Cingapura.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail