Home > Notícias

Negócios via streaming

Transmissão de áudio e vídeo pela internet cria novas oportunidades para as empresas

Por Andreza Emília

04/12/2006 às 16h01

fibra_70_84.jpg
Foto:

Transmissão de áudio e vídeo pela internet cria novas oportunidades para as empresas

O termo streaming, popular entre os usuários de vídeo na internet, começa a tornar-se conhecido nas empresas. Utilizado para definir o processo de transmissão de dados como áudio e voz via web, ao mesmo tempo em que o internauta ouve ou visualiza essa informação, o streaming também é uma ferramenta de negócios. Recente pesquisa da Instat/MDR aponta que esse mercado movimentará 2 bilhões de dólares em 2006. No Brasil, estima-se que o setor movimente 90 milhões de reais ao ano.

A tecnologia permite às empresas cortar custos, além de melhorar a comunicação com fornecedores, parceiros, clientes e funcionários. Via internet são realizados treinamentos entre filiais distantes, reuniões, palestras, além da transmissão de eventos. Os gastos com transporte, acomodação e alimentação diminuem visivelmente, sem falar na economia de tempo e na ampliação do alcance de público. A empresa Interrogação Digital fornece soluções em streaming que incluem a filmagem do evento, a codificação em sinal de internet e a distribuição do conteúdo por 1.600 reais, além de hospedar o conteúdo promocionalmente por um mês.

A IP Company, no mercado de hospedagem desde 1998, possui atualmente 50 clientes de streaming. “Os preços começam em 30 reais por mês para um plano de rádio de até 25 ouvintes simultâneos e aumentam conforme a necessidade do cliente”, explica Fábio Vieira, sócio da empresa, que também oferece outras opções de transmissão. Para Joaquim Torres, gerente de produtos da Locaweb, a tecnologia é indicada para empresas porque, além da redução de custos, permite a criação de uma biblioteca com conteúdo disponível para futuras consultas. Ele lembra que é possível restringir o acesso às transmissões, bem como saber a quantidade de usuários conectados simultaneamente. “O streaming ainda está na fase da gestação, diante do que pode ser feito”, avalia Roberto Pires, da Interrogação Digital. “Áudio e vídeo são o futuro da internet”, completa. 

“Depois da popularização e da queda do preço da banda, o streaming deve deslanchar”, prevê Joaquim Torres, da Locaweb, que aconselha: “Procure empresas sólidas e que prestam um bom suporte. As dúvidas virão, embora não seja um assunto complicado, pois os planos permitem
muita flexibilidade. Basta ver o que melhor se enquadra com a sua empresa”. Depois, é só apertar o play.

preco_streaming

LEILÃO VIRTUAL

A Tegmax ), localizada em São Bernardo do Campo, em São Paulo, é uma empresa que faz leilões de automóveis semanalmente. Há seis meses, a empresa adotou a transmissão desses eventos pela internet. Tudo é filmado e armazenado, para quem quiser assistir depois. “Decidimos conquistar novos clientes, disponibilizando nossos leilões pela rede. Assim, podemos medir o interesse desse público e oferecer interatividade, em breve”, explica Alex Bispo, coordenador de projeto da Tegmax. Os acessos simultâneos variam entre 40 e 50. Por 1.500 reais, a Interrogação Digital oferece toda a infra-estrutura, desde a filmagem do evento até o armazenamento do conteúdo em seus servidores. “Transmitir o leilão via streaming é só o começo”, promete Bispo.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail