Home > Dicas

Dicas para escolher a filmadora

Pronto para tornar-se o novo cineasta da família? Comece escolhendo o equipamento adequado às suas necessidades

Por David de Oliveira Lemes

05/12/2006 às 11h37

filmadora 70.JPG
Foto:

Pronto para tornar-se o novo cineasta da família? Comece escolhendo o equipamento adequado às suas necessidades

Verifique a tela de LCD à luz do dia

camera filmadoraAlgumas telas de cristal líquido simplesmente desaparecem sob forte luz do sol – e você certamente vai querer ver o que está sendo gravado, independentemente do clima.

Agora, se você já tem uma câmera com esta característica, tente usar o visor da filmadora para concluir sua filmagem. Isso também diminui o consumo da bateria.

Microfones na parte frontal dão melhores resultados

Modelos localizados na parte superior tendem a captar a voz da pessoa que está usando a câmera, deixando quase todo o resto do ambiente de lado. Isso pode prejudicar muitas filmagens. Compre um microfone externo Se você quiser captar o áudio com qualidadesuperior, adquira um microfone. Não esqueça de verificar se sua filmadora possui entrada para tal. Se possuir, fique atento ao modelo compatível.

Verifique os controles de exposição

Todas as filmadoras oferecem modo automático, contudo, alguns modelos possuem diferentes opções de exposição. Certos equipamentos permitem filmar em velocidades de tomada mais lentas (deal para cenas em movimento) ou incluem ajustes de abertura que propiciam maior entrada de luz (bom para ambientes mais escuros). Esses recursos são importantes para alguns usuários, mas podem ser desnecessários para outros.

Observe a proporção do zoom das lentes ópticas

Com o zoom digital, a filmadora estará apenas alargando a imagem no visor, em vez de realmente proporcionar uma visão aproximada. A especificação do zoom óptico é mais importante, e deve atingir pelo menos 10 vezes.

Modos para tomada no escuro

Várias câmeras oferecem modos com luz infravermelha ou maior tempo de abertura, para auxiliar na captura de imagens em ambientes escuros. É uma boa pedida.

Adquira uma bateria de alta capacidade

A maioria das baterias que acompanha as filmadoras dura, no máximo, cerca de uma hora. Gastando um pouco mais, é possível comprar uma unidade de longa duração. Faça as contas da compra já pensando nesta questão. Mas lembre-se, baterias maiores aumentam o peso da câmera. Para saber mais sobre o tema, acesse www.pcworld.com.br/baterias.

Conheça o seu formato

A maior parte das filmadoras grava em fitas MiniDV ou discos de DVD (confira o teste comparativo nesta edição), mas outros formatos como o Digital 8 e o MicroDV ainda estão no mercado. Tenha em mente que o MiniDV é o formato mais popular, e é muito fácil encontrar fitas para esse formato. Já os discos de DVD evitam o uso de cabos para transferência dos vídeos. Filmadoras Digital 8 gravam em fitas Hi-8 e também podem ler fitas gravadas em filmadoras analógicas. Não espere editar fitas MicroDV usando qualquer programa de vídeo. É preciso ter um software que suporte o formato de compressão MicroDV, ou converter o vídeo num formato suportado pelos programas de edição. Mais dicas você encontra em www.pcworld.com.br/filmadoras.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail