Home > Notícias

NEC lança notebook resistente a água, poeira e choque no Japão

No lançamento do laptop, a máquina da NEC sobreviveu a uma garrafa de água derramada e a uma queda da altura da cintura

Por Martyn Williams, para o IDG Now!*

06/12/2006 às 11h09

Foto:

No lançamento do laptop, a máquina da NEC sobreviveu a uma garrafa de água derramada e a uma queda da altura da cintura

O novo laptop da NEC,  Shield Pro FC-N21S, foi lançado de maneira marcante: uma garrafa de água foi derramada na máquina em operação para comprovar sua resistência a condições ambientais adversas.

Ele é também resistente à queda, como demonstrado pela fabricante em uma coletiva de imprensa em Tóquio. Ao deixá-lo cair da altura da cintura, a NEC ressaltou, porém, que, para que ele sobreviva, é preciso que esteja desligado e com a tampa fechada e a distância em relação ao chão deve ser inferior a 90 centímetros.

O notebook é classificado como IP54,  segundo as normas de proteção ambiental do Comitê Europeu para a Padronização Eletrotécnica (CENELEC), o que significa que é protegido contra a entrada de água por todos os ângulos e de poeira em quantidades capazes de danificar as operações de um comum.
 
O laptop é do tipo conversível, ou seja, sua tela sensível ao toque de 12,1 polegadas, com luz de fundo LED (Light Emitting Diode), pode ser girada 180º e dobrada novamente sobre o teclado. O processador é um Core Solo, da Intel, que roda a 1,2 GHz. A possibilidade de usar o Core Duo foi cogitada, mas, posteriormente, descartada por causa da quantidade de calor que geraria.
 
Os usuários podem escolher entre um disco rígido Serial ATA de 60 GB ou um Ultra ATA de 40 GB e têm também duas opções de sistema operacional: Windows XP Professional ou Linux.

A máquina chega às lojas japonesas em janeiro custando entre 250 mil ienes e 300 mil ienes (de 2.165 dólares a 2.600 dólares). Há planos para vender o laptop em outros países.

Outros diversos modelos deverão ser lançados em março, como o notebook capaz de enfrentar variações de temperatura maiores que os comuns (de - 20º C a 50 º C) e outro com uma memória flash de 8 GB.

*Martyn Williams é editor do IDG News Service, em Tóquio

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail