Home > Notícias

Esqueça o sistema operacional

Windows? Linux? Mac? Um dia você nem precisará mais se preocupar com isso

Por Redação da PC WORLD

08/12/2006 às 12h11

desktop_3d_70.jpg
Foto:

Windows? Linux? Mac? Um dia você nem precisará mais se preocupar com isso

Se hoje a escolha do sistema operacional é crucial, para os proprietários de computadores no futuro ela não fará muita diferença. Tecnologias que rapidamente aperfeiçoam a virtualização permitem que vários sistemas operacionais sejam executados simultaneamente em um computador como “máquinas virtuais”, cada uma com sua própria seleção de programas.

Daqui a cinco ou dez anos, as escolhas envolvendo essa questão serão como, atualmente,  escolher o seu browser. Um fator-chave nessa tendência são as inovações de hardware que tornam a virtualização mais suave e rápida. A AMD e a Intel estão lançando CPUs com suporte de hardware para essa tecnologia. A adoção de CPUs Intel por parte da Apple também aponta para um futuro com múltiplos sistemas operacionais. O software BootCamp, por exemplo, autoriza o dual boot com o Windows.

Softwares de execução paralela permitem aos Macs trabalharem o programa da Microsoft e outro sistema operacional, da mesma forma que o VMWare e o Xen fazem com o Windows e o Linux. Um dia a virtualização nos dará a liberdade de executar qualquer aplicativo em qualquer sistema.

Seu PC em um browser

Quer evitar o trabalho de manter mesmo um sistema operacional? O YouOS.com chega com a promessa de oferecer um desktop totalmente online, executando os aplicativos do dia-a-dia sem a necessidade de instalação. É possível ir do trabalho para casa ou do notebook ao desktop e ver o mesmo layout na rede, para todos os seus programas e arquivos.

Breve, num sistema perto de você

UM OLHAR PROFUNDO: As interfaces 3D se tornarão populares, acompanhando a evolução dos recursos gráficos dos PCs. Os primeiros desktops 3D de desenvolvedores, como os listados pela NooFace (http://nooface.net/3dui.shtml), devem ser o atributopadrão do aumento de produtividade do sistema operacional, especialmente se adotados em conjunto com novos sistemas de arquivos.

ÁRVORES SÃO PARA FAZER SOMBRA: Segundo o analista Tony Iams, da Ideas International, a próxima geração de sistemas de arquivo pode finalmente deixar para trás as décadas da velha estrutura de árvore de diretório e agir mais como um banco de dados.

O HARD DRIVE NA REDE: O armazenamento online está mais barato e abundante a cada dia. Em poucos anos o seu sistema operacional será capaz de interagir conectado com os baús de storage online que você espalhar pela web.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail