Home > Dicas

Messenger no navegador

Sua empresa bloqueou os serviços de mensagem instantânea? A solução pode ser um servidor agregador de messengers na web. Testamos algumas opções que rodam direto no browser. Mas cuidado com seu chefe...

Por Rodolfo Mendes, especial para a PC WORLD

08/12/2006 às 19h16

Foto:

Sua empresa bloqueou os serviços de mensagem instantânea? A solução pode ser um servidor agregador de messengers na web. Testamos algumas opções que rodam direto no browser. Mas cuidado com seu chefe...

Por Rodolfo Mendes, especial para a PC WORLD

:: Meebo: trata-se de um projeto feito por três amigos que possibilita acesso às contas AIM, ICQ, MSN e Yahoo Messenger através do seu browser. A conta é acessada rapidamente na página principal e é possível ver contatos online e offline, imagens, notificação de mensagens, status e fazer conexões múltiplas. O serviço se aperfeiçoou muito desde que foi criado e têm adquirido um visual mais agradável para o uso. A interface é muito parecida com a de qualquer messenger existente e, exceto pelo fator de pouco possibilidade de customização (ainda que seja possível mudar a fonte e enviar alguns emoticons), faz tudo de essencial que se espera de um mensageiro instantâneo. A velocidade não se compara a um messenger usual, mas é mais rápido do que a de seus similares e não é necessário abrir várias janelas de browser, já que todos os diálogos acontecem dentro de uma única página.
Para acessar: www.meebo.com

:: eBuddy: antigamente conhecido como eMesseger, o eBuddy oferece acesso às contas do MSN, AIM e Yahoo Messenger, mas não dá acesso a do ICQ. Diferentemente do Meebo, ele não possibilita abertura de janelas de diálogo dentro de uma única janela do browser, em vez disso, abrem-se diversas janelas do seu navegador (seja IE ou as abas no caso do Firefox) para cada novo diálogo que for iniciado, o que pode não ser tão interessante assim para aqueles que gostam de manter muitas conversas ao mesmo tempo. Um ponto negativo é que ele nem sempre exibe todos os contatos que de fato estejam online, além de demorar um pouco mais para acessar a conta que o Meebo e ter uma interface de uso não tão fácil.
Para acessar: www.ebuddy.com

:: Mabber: em versão beta, trata-se de uma página que integra ICQ, MSN, AIM, Yahoo e Jabber, é um pouco mais complicado de usar e requer registro de nome de usuário e senha na home para que depois se possa escolher qual das contas de messenger que você possui que irá ser usada na página. O processo é até que bem conduzido pela interface, mas a página toda em inglês e a lentidão do processamento pode incomdar um pouco. A interface é limpa, mas na hora de “transpostar“ sua conta de messenger podem acontecer alguns imprevistos, como não ter todos os seus contados exibidos e a demora para receber e enviar as mensagens (sem falar na demora para inicar a janela de gerenciamento de contatos). A customização (fonte, emoticons e etc.) ainda precisa ser trabalhada, por enquanto só o básico mesmo, nada de caracteres animados ou muito pesados.
Para acessar: www.mabber.com

:: Kool IM: possibilita acesso ao AIM, MSN, Yahoo, Google Talk , ICQ, IRC, Inbox, RSS Channel, SameTime e StocksChannel. Mas para ter acesso aos cinco últimos é preciso fazer um cadastro de login na página. O serviço funciona de forma similar ao Mabber, mas com uma interface mais intuitiva e objetiva, bem como a inclusão e transferência da uma conta para o serviço. A desvantagem, assim como no caso do Mabber e do eBuddy, fica por conta das várias janelas de browser a serem abertas para completar todo o procedimento e, igualmente ao eBuddy, cada diálogo deve ser feito em uma janela do browser.
Para acessar: www.koolim.com

JumpChat: é um serviço que promete unir e-mail, mensagens instantâneas e SMS simultaneamente sem precisar fazer downloads no computador ou celular. O site ainda nao foi concluído, mas quem  achar a idéia interessante pode deixar o endereço de e-mail para ser informado assim que tudo começar a funcionar.
Para acessar: www.jumpchat.com

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail