Home > Notícias

Pesquisador da UNESP propõe notebook nacional de US$ 250

Cowboy tem tela de 7 polegadas, chip de 400 MHz e Windows CE; todos seus componentes poderão ser fabricos no Brasil, garante criador

Por Guilherme Felitti, repórter do IDG Now!

08/12/2006 às 11h13

Foto:

Cowboy tem tela de 7 polegadas, chip de 400 MHz e Windows CE; todos seus componentes poderão ser fabricos no Brasil, garante criador

O notebook educacional XO, desenvolvido pela organização One Laptop per Child, pode ter ganhado um concorrente nacional.

Pesquisadores da Universidade Estadual Paulista (UNESP) desenvolveram o protótipo de um laptop com fins pedagógicos nos mesmos moldes do aparelho da OLPC e do ClassMate PC, da Intel.

Apelidado de "Cowboy", o dispositivo guarda semelhanças físicas com XO, como sua tela de 7 polegadas; comandos integrados ao lado do teclado, que permitem seu uso como "prancheta digital"; e baixa dissipação de calor do seu processador, o que descarta o uso de ventoinhas.

Eduardo Morgado, coordenador do Laboratório de Tecnologia da Informação Aplicada, da Unesp, afirma que o preço inicial do notebook seria de 250 dólares - mais caro que os 150 dólares iniciais pedidos pela OLPC e mais barato que os 400 dólares do ClassMate PC.

Morgado, no entanto, afirma que a produção nacional de todos os componentes do Cowboy, junto à crescente escala de produção, poderão diminuir o preço do portáril.

Ao contrário do XO e do ClassMate PC, que contam com sistemas em Linux, o Cowboy traz o sistema operacional Windows CE. A assessoria especial da Presidência, órgão responsável pela avaliação dos produtos, afirma que apenas notebooks com sistema em código aberto serão avaliados.

Em ocasiões anteriores, representantes do governo responsáveis pela escolha da plataforma a ser usada em colégios públicos afirmaram que avaliariam todas as opções disponíveis, como forma de atender os 60 milhões de alunos do ensino básico e fundamental no país.

A configuração do Cowboy conta com processador RISC de 400 MHz, 128 MB de memória, 1 GB de capacidade interna e conectividade wireless, além de aplicativos de produtividade e tocador de MP3.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail