Home > Notícias

Um lugar para seu site

Registrar um domínio e hospedar suas páginas são alguns dos passos para investir na rede. Saiba como

Por Alice Sosnowski

11/12/2006 às 17h09

home_site.jpg
Foto:

Registrar um domínio e hospedar suas páginas são alguns dos passos para investir na rede. Saiba como

Leia também:
::
Evoluir na web

A internet comercial surgiu no Brasil em 1995. Época em que grandes corporações investiam alto na  área sem saber muito o porquê. O importante era participar da bolha dominada pelos endereços www, que prometiam muito, sem garantia nenhuma. O que já era incerto em tempo recorde virou prejuízo. Muitas empresas ao redor do mundo quebraram, e o clima de ceticismo invadiu a área. As corporações perceberam que para investir na web era necessário ter retorno. Hoje, não existe empresa que invista na web sem saber muito bem o que quer.

A história fez questão de ensinar, e os especialistas confirmam que ter um objetivo claro é o principal caminho para tirar benefícios da internet. “Pesquisar bem o cenário e o mercado é fundamental. O  empresário deve ter na web a mesma preocupação que teria com qualquer tipo de negócio no mundo físico”, explica Suemitsu Osada, consultor do Sebrae.

O primeiro passo para quem quer ter sua presença na rede mundial é registrar um domínio. Para um site com a terminação “.com.br” é necessário ter CNPJ vinculado e fazer o pagamento de 30 reais anuais. Quem coordena a distribuição de domínios no Brasil é o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (Nic.br), vinculado ao Comitê Gestor da Internet no Brasil. Para registrar domínios com terminação “.net” ou “.com”, CNPJ não é necessário, e os domínios são regulados pelo Icann (Internet Corporation of Assigned Names and Numbers). É bom escolher um de fácil memorização e atrelado ao produto ou serviço para que os clientes não tenham dificuldade na hora de encontrar sua empresa.

Feito isso, é necessário criar o site e hospedá-lo na rede. Agências especializadas na criação de sites ou webdesigners são capazes de desenvolver o que o empresário precisa. Pesquisar o mercado ou procurar por indicações é fundamental. Também existem ferramentas na web que disponibilizam tutoriais de como criar um site próprio, mas o ideal é procurar profissionais que possam produzir uma página com comunicação visual atraente, de fácil navegação e funcionalidade na web, explica Osada. “Cada negócio tem uma natureza e deve ser tratado com suas especificidades”, diz o consultor.

Para escolher a melhor opção de hospedagem (host) do site, leve em conta as funcionalidades que ele terá, como uma página estática, banco de dados para pesquisa, relacionamento com o cliente online, loja virtual ou atualização dinâmica. Cada uma dessas características exige demandas diferenciadas. Os planos de hospedagem mais básicos custam cerca de 30 reais. Os mais sofi sticados exigem servidores dedicados, mas comportam e-commerce e uma série de funcionalidades extras. Centenas de empresas oferecem hospedagem no Brasil. Um bom desenvolvedor pode ajudá-lo a escolher a empresa adequada.

Tabela Hospedagem

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail