Home > Notícias

Software biométrico brasileiro ganha destaque em testes nos EUA

Algoritmo desenvolvido pela Griaule atinge 8ª posição em teste internacional conduzido entre tecnologias de gigantes, como Motorola e NEC

Por Redação do IDG Now!*

11/12/2006 às 11h02

Foto:

Algoritmo desenvolvido pela Griaule atinge 8ª posição em teste internacional conduzido entre tecnologias de gigantes, como Motorola e NEC

O algoritmo de segurança para sistemas biométricos da empresa nacional Griaule foi considerado o oitavo melhor do mundo em testes de grande escala – 1 bilhão de comparações de impressões digitais – realizado em pelo Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia (na sigla em inglês, Nist), nos Estados Unidos.

O teste contava com a participação de gigantes do setor, com Motorola, NEC e Raytheon e apontava a classificação com base na qualidade do reconhecimento da impressão digital.

Em outubro deste ano a Griaule participou de um teste semelhante realizado pela Universidade de Bolonha, na Itália. Segundo os pesquisadores da empresa, o programa deve ficar em terceiro lugar.

Além de clientes conquistados nos Estados Unidos, México, Chile, Venezuela e Israel, a tecnologia da empresa para emissão de passaportes foi comprada pela Costa Rica, por meio da empresa francesa Oberthur, que produz esse tipo de documento para 80 países.

Este ano a tecnologia da Griaule foi incorporada às 25 mil urnas eletrônicas com leitores de impressão digital entregues ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pela Procomp, uma das empresas parceiras.

Os testes com as urnas biométricas deverão começar a ser realizados em colégios eleitorais específicos nas eleições de 2008.

O sistema também está sendo usado pelas secretarias de Segurança Pública do Tocantins, Rondônia e Goiás para a emissão de carteiras de identidade e pelo Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco para evitar fraudes na emissão de carteiras de habilitação.

*com informações da Agência Fapesp.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail