Home > Notícias

Windows Vista beneficiará mais parceiros que Microsoft, aponta IDC

Relatório aponta que parceiros da MS faturarão 18 vezes mais que a própria empresa com o sistema operacional a partir de janeiro

Por Elizabeth Montalbano, para o IDG Now!*

11/12/2006 às 11h05

Foto:

Relatório aponta que parceiros da MS faturarão 18 vezes mais que a própria empresa com o sistema operacional a partir de janeiro

Um novo documento do IDC sobre o impacto do Windows Vista na indústria alega que os parceiros da Microsoft se beneficiarão mais financeiramente do sistema operacional do que a Microsoft em 2007.

De acordo com o relatório sobre o impacto do Vista no mercado norte-americano, para cada um dólar faturado pela Microsoft com o Vista em 2007, parceiros que oferecem software, hardware e serviços relacionados ao sistema ganharão 18 dólares.

"Se há algo surpreendente para as pessoas, é quão impactante é um software da Microsoft em todo o ecosistema financeiros", disse John Gantz, um dos analistas do IDC que escreveram o documento. "A Microsoft, como fabricante de software, tem uma influência maior que seu faturamento".

Os analistas do IDC Al Gillen e Marcel Warmerdam foram os outros dois co-responsáveis pelo documento, divulgado nesta segunda-feira (11/12) e encomendado pela própria Microsoft.

O documento também disse que entre 35% e 45% dos novos PCs que chegarão às empresas em 2007 contarão com o Vista. "Alguns imaginaram que a adoção seria mais rápida", analisou Gantz. "Pra mim, esta taxa é relativamente rápida".

No entanto, o analista acrescentou que a grande parte da adoção do Vista em ambiente corporativo será feita em micros novos, não em atualizações para PCs já em uso que rodem uma versão anterior do sistema.

Grantz ainda afirmou que apenas em 2008 o Vista conquistará o ambiente corporativo, com cerca de 80% dos PCs vendidos com a versão para empresas do Windows Vista, e quase 40% da base instalada do setor já rodando o sistema.

De acordo com o relatório, o Vista será bom não apenas para o faturamento de parceiros da Microsoft em 2007, mas também para a indústria de TI em geral. O sistema operacional deverá produzir mais de 100 mil novos empregos em 2007, segundo o documento.

O IDC disse que, dentro dos Estados Unidos em 2007, mais de 200 mil companhias de TI que produzem, vendem e distribuem produtos e serviços rodando no Vista empregarão mais de 660 mil funcionários.

Outro 1,15 milhão ser empregado em companhias que usam o sistema operacional. E mais de 60% do crescimento nos empregos relacionados ao Windows serão liderados pelo Vista, de acordo com o estudo.

*Elizabeth Montalbano é editora do IDG News Service, em São Francisco.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail