Home > Notícias

Aumento de preço no PS3 pelo drive Blu-Ray causa incômodo para gamers

Baixa penetração do formato e custo elevado do console provocam péssima repercussão do console da Sony entre gamers, indica pesquisa

Por Sue Zeidler, para o IDG Now!*

11/12/2006 às 10h56

Foto:

Baixa penetração do formato e custo elevado do console provocam péssima repercussão do console da Sony entre gamers, indica pesquisa

Gamers adoram o novo console PlayStation 3, da Sony por seu poder gráfico, mas o drive de Blu-Ray está incomodando alguns deles pelo aumento no custo do aparelho, diminuindo o ritmo de produção e forçando gamers a comprar um novo formato ainda sem muitas opções.

A jogada da Sony para integrar drives Blu-Ray no console é parte dos planos da gigante japonesa em ganhar vantagem na guerra pelo DVD de próxima geração com o formato HD-DVD, que remete à batalha entre o VHS e o BetaMax, perdido pela Sony com o segundo.

Desta vez, o Blu-Ray, da Sony, está competindo contra o rival HD-DVD, formulado pela Toshiba.

A Sony revelou que o Blu-Ray é parte de um plano em longo termo para posicionar sua máquinas como um hub de entretenimento doméstico, mas alguns experts avisam que a estratégia pode ser frustrada.

O analista do Yankee Group Michael Goodman disse que, enquanto gamers mais entusiastas comprarão o PS3 a qualquer custo, compradores que que conhecem o produto mais tarde serão mais sensíveis a preço.

"O Blu-Ray está acrescentando de 150 dólares a 200 dólares ao produto. Eles criaram algo que não é para o mercado atual. Não é um líder de mercado, apenas está elevando o preço", disse.

Cymfony, que coleta tendências de posts em sites na internet, reportou que discussões positivas sobre HD-DVD eram 46% maiores que o Blu-Ray em uma pesquisa em quase 18 mil posts em blogs, fóruns e reviews de consumidores entre 1º de outubro e 30 de novembro.

"A repercussão negativa do Blu-Ray indica falta de confiança do consumidor na Sony, assim como o discordância dos gamers na venda do PlayStation 3 com o drive de Blu-Ray", disse Jim Nail, porta-voz da Cymfony.

Fabricantes de eletrônicos e estúdios de Hollywood esperam que DVDs de alta definição, que melhora a qualidade da imagem e funções de interação, aumentará novamente o mercado de vendas de DVD. Mas com a guerra de formatos, questões técnicas e o advento de serviços de video on-demand estão criando novos espaços para DVDs e tocadores.

Andy Parsons, porta-voz da Blu-Ray Disc Association, chamou o lançamento do PS3 de "momento da virada" para o formato.

"O Blu-Ray está aqui para ficar. A taxa de pessoas usando PS3 como tocadores de DVD será significante, particularmente em relação aos milhões de consoles que a Sony espera vender", disse ele.

Há um ótimo precedente para o Blu-Ray - o PlayStation 2, atualmente o console dominante com mais de 106 milhões de modelos vendidos, ajudaram a turbinar o mercado de DVD. O PS2 estreou no mercado em 2000, cerca de três anos após o primeiro tocador de DVD ser lançado.

"Achamos que o mesmo acontecerá com o PS3 e o Blu-Ray", disse Parsons.

Na guerra de consoles neste Natal, o PS3, com preço médio de 600 dólares, enfrentará dois competidores: o Xbox 360, da Microsoft, com preço sugerido de 400 dólares e o Wii, da Nintendo, com preço de 250 dólares.

A Microsoft recentemente acrescentou um drive de HD-DVD adicional ao seu console e começou a oferecer o download pago de filmes e programas de TV por seu serviço online Xbox Live.

Mark Knox, porta-voz do consórcio HD-DVD, disse que oferecer o HD-DVD como item extra era uma importante distinção.

"Sabemos que cada drive de HD-DVD vendido para usuários do Xbox está sendo usado para assistir filmes. Os gamers não são forçados a comprá-lo", disse. "Cada PS3 inclui um drive de Blu-Ray, mas isto não significa que cada jogador queira ver filmes no console".

*Sue Zeidler é editora do ComputerWorld, em Framingham

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail