Home > Notícias

Wikia oferece novo serviço de criação e hospedagem de sites colaborativos

Openserving.com provê hospedagem e banda, além de permitir ao criador do site manter toda a receita de anúncios gerada

Por Peter Sayer, para o IDG Now!*

12/12/2006 às 11h17

Foto:

Openserving.com provê hospedagem e banda, além de permitir ao criador do site manter toda a receita de anúncios gerada

A Wikia passa a oferecer um novo serviço gratuito de hospedagem e software para criação de sites colaborativos, embora não tenha idéia de como vai lucrar com a idéia.

A empresa está lançando o Openserving.com, plataforma de código aberto para gerenciamento de conteúdo que adquiriu ao comprar o site de fãs de esportes ArmchairGM LLC, na última semana.

Criada pelo fundador da Wikipedia, Jimmy Wales, em 2004, a Wikia tem como objetivo encorajar o compartilhamento de informações.

O sistema hospeda sites que, por meio de softwares de wiki, permitem aos leitores editar livremente seus sites. A Wikia incentiva os leitores a compartilharem os conteúdos por meio de licenças Creative Commons ou GNU.

“O código aberto foi o início. Uma cultura livre é o que acontece em seguida”, disse o chief executive officer (CEO) da Wikia, Gil Penchina.

O Openserving.com vai além dos serviços atuais da Wikia, oferecendo serviços de hospedagem e banda, além de permitir ao criador do site manter toda a receita de anúncios gerada.

“Se nós damos a banda e o armazenamento, e não focamos com nada dos anúncios, que modelo de negócio é esse? Bem, não sabemos ainda”, disse Penchina.

A tecnologia adquirida do ArmchairGM vai permitir ao Openserving.com oferecer sites colaborativos, combinando elementos de blogs e wikis. Penchina convocou voluntários para ajudar a instalar e manter outras aplicações de código aberto voltadas ao site.

A Wikia recebeu um total de 4 milhões de dólares de fundos da Bessemer Venture Partners, Omidyar Network e investidores privados, incluindo Marc Andreessen e Mitch Kapor, no início deste ano. Na última semana a empresa recebeu um novo aporte da Amazon.com - o valor não foi revelado.

*Peter Sayer é editor do IDG News Service, em Paris.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail