Home > Notícias

Compartilhe fotos com o Google

O Picasa 2, do Google, está em português e permite que você encontre fotos perdidas nas pastas de seu PC, organize-as e compartilhe-as na web

Por Camila Rodrigues, especial para a PC WORLD

13/12/2006 às 19h57

Foto:

O Picasa 2, do Google, está em português e permite que você encontre fotos perdidas nas pastas de seu PC, organize-as e compartilhe-as na web

Organização é muito importante para encontrar seus arquivos. Com as câmeras digitais, os scanners e as transferências de imagens via MSN Messenger(ou qualquer outro software de mensagem instantânea), fotografias e imagens que gostamos algum dia se espalham pelo PC. Algumas eram para ser admiradas instantaneamente e já deveriam ter sido deletadas. Outras são importantíssimas, mas se perderam entre as pastas do Windows. Se as suas imagens entraram em um caos, uma opção é o Picasa 2, do Google.

Você deve entrar no site, que já está em português.  Depois de baixar o arquivo, a instalação leva em torno de dois minutos.  Você pode optar por, logo após a instalação, já executar o programa.

O primeiro passo do programa Picasa 2 é buscar as imagens do seu computador. São oferecidas duas opções: ou “Procurar imagens do meu computador inteiro” ou “Procurar somente em Meus Documentos, Minhas Imagens e Área de Trabalho”. Caso tenha imagens perdidas por todo o computador, selecione a primeira opção. Senão, a segunda é mais rápida.

Em um layout parecido com o do Windows Explorer, o programa organizará uma árvore de pastas do lado esquerdo e as imagens em miniatura de todas as fotos mapeadas à direita.

Acima, há quatro botões: “Importar”, “Apresentação de slides”, “Cronologia” e “CD para presente”. Os dois primeiros são auto-explicativos. O “Cronologia” exibe em um círculo em perspectiva miniaturas das imagens na ordem em que elas foram criadas em um layout animado. Não parece muito útil, mas é interessante.

O segundo é um atalho para gravação de um CD ou DVD de fotos. Quando clicado, aparece um menu na parte inferior da tela. Você seleciona as pastas que deseja copiar e o programa automaticamente calcula qual a quantidade de fotos e o tamanho do total de arquivos. O Picasa 2 também indica quantas mídias serão necessárias — CDs ou DVDs. Há a opção de padronizar o tamanho de todas as imagens para 640 X 480, 800 X 600 e 1600 X 1200. Mas, para funcionar, é preciso que você tenha um gravador de CD ou DVD. Para voltar à tela inicial, basta clicar em “Cancelar”.

O software permite fazer pequenas alterações de contraste e promover efeito PB, sépia e granulado. Também há recursos para alterar o tamanho e a resolução das fotos por meio do botão Exportar, no menu inferior — sobre o qual vamos falar mais a seguir.

Menu Inferior

O botão azul “Adicionar a” permite que seja criado um álbum, adicione fotos neles, marque a foto com uma estrela, assim como os e-mails do Gmail, ou ainda acrescentar à seqüência do protetor de tela que o programa cria.

Para agilizar as ações, você pode selecionar as fotos para inseri-las na bandeja e executar uma ação em todas elas de uma só vez, por meio do botão verde. O botão vermelho serve para excluir as imagens da bandeja.

Ao lado destes três botões, há outros sete, todos auto-explicativos: enviar para um álbum da web, e-mail, imprimir, enviar para algum fornecedor imprimir, blog this, colagem e exportar.

Álbum online

O mais novo recurso é o primeiro botão, para enviar o conteúdo da bandeja para um álbum online hospedado no próprio Picasa. Se você já tiver uma conta no Gmail, basta em “increva-se em álbuns da web”, colocar seu login e senha, instalar o software para executar o recurso e pronto.

Aparecerá uma caixa de diálogo com as opções de criar um novo álbum da web ou adicionar a um álbum existente. Se for iniciante no uso da ferramenta, só estará habilitada a primeira opção. Preencha os campos e dê OK.

Com a interface de atualização semelhante ao do Gmail, é possível mudar as configurações do álbum no menu superior que aparece no browser, no qual é exibido o álbum público.

Mandar e-mail

Para esta tarefa, você pode usar ou o Gmail ou o seu programa de e-mail padrão, como o Outlook e o Lotus. O interessante é que a caixa de diálogo é integrada com a sua lista de contatos do Gmail.

Até o dia do nosso teste (13/12), o link “enviar para algum fornecedor imprimir” levava a uma página que dizia que “nenhum dos fornecedores de processamento de fotos com que o Picasa trabalha entrega no seu país”, ou seja, no Brasil.

Colocar no Blogger

O software também está integrado com o Blogger, site que permite a criação de blogs gratuitamente, e que também pertence ao Google.  O processo de inserção de fotos em um Blogger é muito intuitivo e rápido. Em um primeiro contato, demorei cerca de 30 segundos para inserir quatro imagens.

O Picasa 2 é, assim como a maioria dos aplicativos do Google, muito simples de usar e visualmente agradável.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail