Home > Notícias

Skype divulga versão beta para smartphones com Windows Mobile

Software de VoIP ganha 1ª versão para sistema operacional da Microsoft, enquanto usuários de Symbian esperam software prometido para 2006

Por Nancy Gohring, para o IDG Now!*

13/12/2006 às 11h02

Foto:

Software de VoIP ganha 1ª versão para sistema operacional da Microsoft, enquanto usuários de Symbian esperam software prometido para 2006

Skype divulgou a versão beta do Skype 2.2, cliente de software que permite que smartphones com Windows Mobile acessem os serviços de VoIP da companhia por conexões WiFi.

Versões anteriores do software eram compatíveis apenas com aparelhos Windows Pocket PC.

O beta funciona em 120 diferentes aparelhos com Windows Mobile, afirmou o Skype. Usuários dentro do alcance de uma rede sem fio podem fazer ligações gratuitas para outros clientes Skype. Caso queiram, usuários também podem pagar pelos serviços SkypeIn e SkypeOut para fazer ligações para o sistema convencional de telefonia.

Entre as novidades do Skype 2.2 para Windows Mobile, destacam-se uma nova interface com status dos usuários e notificação de eventos, como ligações perdidas e mensagens gravadas.

O software também suporta conexões seguras incluindo proxies HTTPS, HTTPS/SSL e SOCKS5.

O Skype recentemente disse que a versão para Pocket PC ultrapassou os 5 milhões de downloads.

O Skype promove o uso do seu cliente móvel por redes wireless, e não pelas tecnologias celulares convencionais. Operadoras móveis vêm resistindo ao Skype, até com o bloqueio do software por algumas delas para que não haja competição do serviço de voz com VoIP.

Operadoras, no entanto, não conseguem controlar e bloquear chamadas VoIP feitas por redes wireless.

No último mês, a 3 Group saiu na frente dos rivais e introduziu um novo serviço que permite que clientes façam e recebam ligações por Skype por redes 3G.

O serviço está inicialmente disponível em apenas um aparelho da Nokia e é suportado pela companhia iSkoot, que desenvolve soluções para chamadas VoIP em aparelhos móveis.

Em outubro, o chefe de desenvolvimento móvel do Skype, Eric Lagier, disse que a companhia apresentaria um cliente que rodaria em telefones Symbian até o final de 2006.

Fãs do Symbian, o mais popular sistema operacional para aparelhos móveis, ainda estão esperando pelo software.

*Nancy Gohring é editora do IDG News Service, em Dublin.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail