Home > Dicas

Escolha o notebook certo

Memória, disco rígido, portas... Saiba quais componentes considerar antes de comprar seu computador portátil certa

Por David de Oliveira Lemes

14/12/2006 às 12h23

escolha_notebook_70.jpg
Foto:

Memória, disco rígido, portas... Saiba quais componentes considerar antes de comprar seu computador portátil certa

MEMÓRIA
Muitos modelos saem de fábrica com 256 MB, mas o ideal é ter no mínimo 512 MB para rodar todos os softwares e recursos  multimídia do notebook. Veja também a capacidade de expansão de memória, que em muitos casos pode chegar a 2 GB. Com o crescente uso dos recursos de vídeo, vale partir já para 1 GB de RAM.

MEMÓRIA GRÁFICA
Certifique-se de que a memória seja dedicada a uso gráfico (VRAM), em vez de compartilhada com a memória principal. O ideal é ter, no mínimo, 64 MB de memória de vídeo. Fãs de games devem procurar placas gráfi cas 3D avançadas, como a GeForce Go 6800 Ultra da nVidia, e ainda ter 256 MB de memória só para os recursos gráficos.

DISCO RÍGIDO
Mesmo que você não necessite de muito espaço, os discos rígidos vão sempre crescendo. Você pode economizar se optar por um modelo de 40 GB ou 60 GB. Mas um HD de 100 GB pode fazer a diferença, pois cada vez mais acumulamos vídeos e músicas no PC.  Na maioria dos notebooks, é fácil remover e substituir o HD, caso você queira fazer uma atualização.

PROCESSADOR
O Core 2 Duo é o mais rápido produto comercializado pela Intel hoje em dia para portáteis. Máquinas equipadas com este processador podem ser consideradas topo de linha. O Windows Vista, que será lançado em breve, pede um processador de, no mínimo, 1 GHz. Considere adquirir um notebook com processador de 1,5 GHz, no mínimo.

BATERIA
Prefira baterias recarregáveis de íons de lítio (li-ion), que duram mais que as de hidreto de níquel metálico (NiMh). Muitos fabricantes oferecem baterias com maior número de células de energia para prolongar sua autonomia. Caso você faça um uso intenso do seu notebook, considere ter uma bateria adicional e mantenha-a sempre carregada.

DRIVES ÓPTICOS
Grande parte dos fabricantes oferece drives que combinam DVD-ROM e CD-RW em suas linhas. Máquinas apenas com CD-R e CD-RW são raras e não recomendadas, afi nal, o DVD já faz parte do cotidiano de todos. A unidade de disquete é um item raro nos portáteis atuais. Se você precisa de um, no entanto, pode comprar um drive de disquete USB opcional. Se puder gastar um pouco mais, opte por um drive de DVD-RW e CD-RW.

TECLADO
É recomendável experimentar o teclado do notebook antes de comprar. Laptops finos e leves, em geral, contam com teclas menores que a média, o espaçamento entre elas é mais apertado, e o layout pode ser diferente de um modelo- padrão. No Brasil já é comum os fabricantes oferecerem portáteis com teclado em português (ABNT-2).

PORTAS
Grande parte dos notebooks traz pelo menos duas portas USB 2.0. Um número crescente inclui uma porta FireWire (IEEE 1394) para conexão de câmera de vídeo. Porta de rede do tipo Fast Ethernet é padrão. Com a oferta cada vez maior de hot spots e redes domésticas, conexão Wi-Fi é um item muito importante.

Algumas máquinas oferecem suporte Bluetooth, o que é interessante se você possui dispositivos como celulares com essa tecnologia. Se você usa o equipamento para projeções, considere adquirir um notebook que possua uma saída S-Video. Slot PC Card também pode ser útil para futuras expansões.

TELA
As telas de notebook estão cada vez maiores. Portáteis com telas de 14,1 polegadas a 15 polegadas são os mais comuns. Isso sem falar nos modelos wide (LCD mais largo). Alguns fabricantes oferecem equipamentos com telas de 17 polegadas ou mais.

Quem viaja a negócios pode optar por telas mais compactas, de 12,1 ou 13 polegadas. Mas qualquer que seja o tamanho da tela LCD, ela deve ter uma resolução real de, no mínimo, 1.024 por 768 pixels (XGA).

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail