Home > Notícias

Extorsão virtual atinge usuários do Hotmail, alerta Websense

Novo ataque usa credenciais do usuário para "seqüestrar" mensagens e contatos e exigir pagamento de resgate para devolução dos dados

Por Redação do IDG Now!*

15/12/2006 às 11h41

Foto:

Novo ataque usa credenciais do usuário para "seqüestrar" mensagens e contatos e exigir pagamento de resgate para devolução dos dados

Determinados usuários do serviço Hotmail, da Microsoft, estão sendo extorquidos por crackers em um novo tipo de ataques descoberto pela consultoria WebSense.

Segundo alerta divulgado nesta sexta-feira (15/12), já foram registrados casos em que todos os contatos e mensagens enviadas e recebidas eram "seqüestrados" por crackers.

No lugar da sua caixa postal, o usuário apenas encontra uma mensagem alertando sobre o "seqüestro" e pedindo o pagamento de resgate para sua devolução.

"Se você quer saber onde seus contatos e seus e-mails estão, pague o resgate ou, se preferir perder tudo, então não escreva logo!", afirma a mensagem, escrita em mal espanhol, segundo a WebSense.

O novo ataque segue os chamados "ransonwares", em que códigos maliciosos encriptam arquivos do usuário após a infecção e exigem o pagamento de determinada quantia em dinheiro para a divulgação da senha que permite seu acesso novamente.

Ao discutir as tendências de segurança digital pra 2007, a McAfee afirmou que espera um aumento no número de ataques financeiros que exigem o pagamento de resgate pela devolução de dados, liderados pelos chamados "ransonwares".

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail