Home > Notícias

Sessenta primeiros notebooks de 100 dólares chegam ao Brasil

Primeira carga de XOs, da OLPC, começa a ser distribuída para centros de pesquisa e universidades; mil portáteis chegarão até fevereiro

Por Guilherme Felitti, repórter do IDG Now!

15/12/2006 às 11h49

Foto:

Primeira carga de XOs, da OLPC, começa a ser distribuída para centros de pesquisa e universidades; mil portáteis chegarão até fevereiro

Os 60 primeiros notebooks XO, desenvolvidos pelo projeto One Laptop Per Child, começarão a ser distribuídos para os institutos responsáveis pelos testes educacionais na próxima segunda-feira (18/12).

A primeira carga, diminuída em cinco modelos da afirmação inicial de David Cavallo, responsável pelo OLPC na América da Sul, chegou ao país há duas semanas, segundo o cronograma estipulado pela organização.

Por questões burocráticas, os notebooks só chegaram à Assessoria Especial da Presidência, órgão do governo responsável pela implementação dos notebooks educacionais no sistema pedagógico brasileiro, nesta sexta-feira (15/12).

Os equipamentos serão distribuídos entre os três institutos já responsáveis pela avaliação das plataformas educacionais XO, da OLPC; ClassMate PC, da Intel; e Mobilis, da Encore Software: o Laboratório de Sistemas Integráveis, da USP, o Centro de Pesquisas Renato Archer (CemPra) e a Fundação Certi.

Fora os três, a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) receberá o maior número de portáteis para repassá-los entre cinco universidades brasileiras escolhidas.

A RNP também será responsável pela implementação da estrutura de redes sem fio que permitirá que alunos e professores naveguem pela internet nas escolas e comunidades onde o programa será implementado.

A segunda carga de notebooks da OLPC, contando com mais mil máquinas, deverá ser dividida em duas entregas. Segundo o governo, a primeira chegará ao país em janeiro enquanto a segunda será feita em fevereiro.

A decisão pela plataforma a ser usada pelo governo federal no projeto de notebooks educacionais deverá ser divulgada apenas em abril.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail