Home > Notícias

Revista Time reconhece “personalidade” anônima na web

Força do fenômeno Web 2.0 leva revista a reconhecer internauta como pessoa do ano

Por Redação do IDG Now!

18/12/2006 às 10h35

Foto:

Força do fenômeno Web 2.0 leva revista a reconhecer internauta como pessoa do ano

Pela sua participação na revolução da nova web, a revista Time elegeu “você” a pessoa do ano. É isso mesmo. Para a revista, que todos os anos aponta a personalidade mais influente do mundo, fenômenos de colaboração e comunidade que envolvem milhões de pessoas como a Wikipedia, o You Tube e o MySpace, colocaram o indivíduo comum no centro das mudanças do mundo daqui para a frente.

Nem os testes nucleares na Coréia do Norte, nem os conflitos no Iraque, no Sudão e na Palestina. “Olhe para 2006 por uma lente diferente e você verá uma história diferente, que não é sobre conflito ou grandes homens. É uma história sobre comunidade e colaboração em uma escala nunca antes vista”, escreveu Lev Grossman, jornalista da Time.

Em seu editorial, Grossman afirmou que a web é algo muito diferente do que era na época do nascimento das pontocom, na década de 90. É o que os especialistas do Silicon Valley chamam de Web 2.0, “como se fosse uma nova versão de um mesmo velho software. Mas na verdade é uma revolução”, escreveu o jornalista.

Para Grossman, estamos prontos para esta web, criando avatares no Second Life, balanceando nossas dietas de notícias com feeds de todo o mundo, descobrindo mais sobre como são os norte-americanos nos vídeos no YouTube que em mais de mil horas de TV, gravando nossos podcasts e blogando a derrota dos nossos candidatos.

A polêmica lista da Time, que já elegeu personalidade controversas como Adolf Hitler,  não aponta este como um fenômeno exclusivamente positivo: “A web 2.0 dá armas também à estupidez das multidões, bem como à sua sabedoria. Alguns dos comentários no YouTube te fazem lamentar o futuro da humanidade só pela gramática, sem falar na obscenidade e no ódio explícito”, escreveu o jornalista.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail