Home > Notícias

Novo passaporte com 16 itens de segurança estréia em Brasília e Goiânia

Departamento da Polícia Federal já tem 118 pontos de emissão. As novas normas devem ser implantadas em todo o país até 2007

Por Redação do IDG Now!*

18/12/2006 às 18h46

Foto:

Departamento da Polícia Federal já tem 118 pontos de emissão. As novas normas devem ser implantadas em todo o país até 2007

A partir desta segunda-feira (18/12), os brasileiros terão acesso a um modelo de passaporte mais seguro e moderno. Os documentos terão 16 novos itens de segurança, implementados a partir de tecnologias que permitiram, por exemplo, inserção de códigos de barras bidimensional e marcas d´água visíveis apenas quando expostas a raios ultravioleta.

Essas mudanças vão permitir aos brasileiros viajarem com um passaporte com maior credibilidade internacional. Uma outra novidade é a mudança na cor do documento, que será azul e não mais verde.Os novos documentos seguem as normas da Organização de Aviação Civil Internacional.

As primeiras cidades a implementar o sistema de substituição do passaporte serão Brasília (DF) e Goiânia (GO). Segundo o chefe da divisão de Passaportes da Polícia Federal, Rogério Galouro, as novas normas devem ser implantadas em todo o país até 2007.

"O departamento da Polícia Federal tem 118 pontos de emissão. Começamos com essas duas cidades em formato de teste, mas já valendo os passaportes emitidos por lá. Pretendemos, até abril de 2007, estender o atendimento aos demais postos da Polícia Federal".

Para Galouro, além da segurança, o sistema vai facilitar o processo de emissão dos passaportes. "Com o novo sistema, a pessoa não precisa mais trazer fotografia, ela é tirada no local da emissão do passaporte. Não precisa trazer o formulário amarelo, porque todos os formulários serão digitalizados, disponibilizados na internet ou no balcão da Polícia Federal".

Ele explicou, ainda, que esses dados ficarão armazenados no novo programa, e o passaporte poderá ser identificado com as devidas normas seguidas, em qualquer país.

Os documentos antigos terão validade normal de sua emissão, ou seja, até cinco anos após a expedição. Depois desse prazo, a troca pelo novo passaporte será obrigatória.

*Com informações da Agência Brasil.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail