Home > Notícias

Sony lançará serviço de venda de vídeo por download, afirmam jornais

Financial Times e The Wall Street Journal afirmam que empresa japonesa lançará loja online de vídeos para concorrer diretamente com iTunes

Por Martyn Williams, para o IDG Now!*

18/12/2006 às 11h01

Foto:

Financial Times e The Wall Street Journal afirmam que empresa japonesa lançará loja online de vídeos para concorrer diretamente com iTunes

A Sony planeja lançar um novo serviço de download de filmes no próximo ano, de acordo com notícias tanto do Financial times como do The Wall Street Journal.

O serviço foi desenvolvido pela Sony Pictures Home Entertainment e permitirá que usuários baixem filmes pela internet e os guardem em cartões de memória MemoryStick para reprodução no console PlayStation Portable, disse o FT.

O Amazon.com e outros serviços online de venda de filmes, como MovieLink e CinemaNow, estão negociando com a Sony para usar o serviço, que será lançado no primeiro trimestre de 2007, disse o site do jornal.

A Sony também está trabalhando em um serviço que permitiria o download direto para o PSP, confirmou a edição online do The Wall Street Journal.

Porta-vozes tanto da Sony como da Sony Computer Entertainment em Tóquio se negaram a comentar as especulações.

A Sony já tentou expandir o uso do PlayStation Portable além de jogos para filmes ao começar a oferecer películas em pequenos discos usados pelo console, mas as vendas foram baixas e nunca se tornaram febre entre os usuários.

O PSP foi lançado no final de 2004 e inicialmente registrou fortes vendas. No final de março de 2005, as vendas atingiram 3 milhões de unidades e saltaram para cerca de 14 milhões de unidades por ano em abril.

As coisas começaram a cair em 2006, com a Sony forçada a revisar previsões de vendas das 12 milhões anuais de unidades feita em outubro para 9 milhões em cifra mais recente.

O sucesso no serviço de download online poderia ajudar a alavancar as vendas do PSP e dar à Sony algo que pudesse oferecer resistência à iTunes Store, da Apple, em que usuários de iPods podem baixar videoclipes, shows de TV e alguns filmes.

A Sony não oferece uma versão em vídeo para sua linha Walkman, deixando-o fora da competição com a Apple.

*Martyn Williams é editor do IDG News Service, em Tóquio.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail