Home > Dicas

10 respostas sobre notebooks

Coisas que você sempre quis saber sobre portáteis e não tinha a quem perguntar

Por Camila Rodrigues, especial para PC World

19/12/2006 às 15h45

Foto:

Coisas que você sempre quis saber sobre portáteis e não tinha a quem perguntar

Note FogoSe eu abrir meu notebook perco a garantia? Vale a pena comprar um modelo usado? Eu consigo fazer upgrade? Ouvimos especialistas de fabricantes como Apple, Lenovo e Dell para responder a dez dúvidas comuns sobre portáteis. Confira.

1) DÁ PARA FAZER UPGRADE DE NOTEBOOK?

O laptop não tem tanta facilidade de atualização quanto um desktop. Conforme o equipamento, é possível substituir a memória RAM e o disco rígido (HD). Neste caso, é sempre importante fazer backup dos arquivos em outra mídia. Segundo Ricardo Shiroma, da Dell, normalmente não é preciso abrir a máquina para ampliar os recursos do equipamento, já que as entradas estão em locais facilmente acessíveis.

Também é possível trocar os módulos de CD e DVD, mas é recomendável adquirir o aparelho do mesmo fabricante, já que o drive pode não ser compatível. Em boa parte dos portáteis há entradas com padrão PCMCIA ou ExpressCard, que permitem expandir suas funcionalidades.

2) SE EU ABRIR A MÁQUINA, ELA PERDE A GARANTIA?

Depende. Cada fabricante possui uma política diferente em relação ao ato de abrir o notebook. A Dell, por exemplo, afirma que, se o cliente não causar danos propositais ao equipamento, não há interferência na garantia. A posição da Lenovo é semelhante. Ou seja, o usuário pode colocar uma memória de terceiros ou mesmo um HD maior que a máquina não perde a garantia. Já a Apple afirma que seus produtos, se forem violados, perdem a cobertura. A empresa recomenda que o upgrade seja feito por um centro de serviços da Apple.

Confira a tabela abaixo

++++

3) VALE A PENA COMPRAR UM NOTEBOOK USADO?

HD novo 120Para fazer sua escolha, use alguns critérios semelhantes aos usados para a compra de um carro usado: conheça o proprietário e saiba como ele o utilizava. Além disso, é preciso avaliar a relação custo–benefício de adquirir um laptop usado. O mercado disponibiliza atualmente modelos cotados a menos de 3 mil reais e com fi nanciamento a perder de vista. Mas não tome sua decisão antes de avaliar os seguintes fatores:

FALTA DE PEÇAS: No Brasil, os fabricantes são obrigados a disponibilizar peças para manutenção até cinco anos depois do lançamento da máquina. Por isso, não é recomendável adquirir laptops mais velhos que isso. Depois desse tempo, é difícil
encontrar componentes para reposição.

GARANTIA: Há grandes chances de o notebook estar fora do prazo de garantia (que varia de um a três anos) – e sua manutenção é muito mais cara que a de um desktop. “Você paga 4 mil reais para consertar o LCD do portátil e em torno de 2 mil reais para comprar uma nova placa-mãe. Mas, caso ainda reste metade da garantia, vale a pena”, explica Luciano Beraldo, da Lenovo.

COMPATIBILIDADE: Se a máquina é muito antiga, não vale a pena. Sua performance será muito baixa, você não conseguirá instalar programas recentes ou mesmo encontrar drives compatíveis para seus periféricos.

4) MALA OU MOCHILA?

Não é nada fácil disfarçar a presença de um notebook, principalmente no caso de executivos. Um homem de terno e mochila pesada nas costas costuma chamar atenção. Para maior segurança, o melhor é ser o mais discreto possível no uso do equipamento. Usá-lo no táxi? Nem pensar! Evite modelos com logotipos de empresas e, quando estiver com o laptop no carro, deixe-o bem escondido.

Para quem ainda vai comprar seu laptop, o ideal é optar por máquinas menores, que podem ser disfarçadas e carregadas em pastas semelhantes a fi chários escolares, que dão menos pistas sobre a presença do equipamento. Ao camuflar o portátil, cuidado para não danificá-lo. Os especialistas apontam que, em relação à prevenção de danos, as maletas protegem melhor.

++++

5) LEVAR PARA A PRAIA É PERIGOSO?

Pavilon 120Não é aconselhável. A exposição ao sol e a possibilidade de molhar o equipamento são alguns dos riscos. Todo portátil tem restrições quanto à temperatura do local de uso. Os modelos Latitude, da Dell, por exemplo, podem permanecer em ambientes entre 0° e 35°C e umidade relativa do ar entre 10% e 90% (sem condensação). Caso queira utilizar na casa ou apartamento no litoral, não há problema. Apenas observe se não há formação de manchas esbranquiçadas nos contatos ou na bateria, o que pode indicar início de corrosão.

6) ÁLCOOL PODE SER USADO PARA LIMPAR A TELA?

Para tirar a poeira, um pano seco ou levemente umedecido, de preferência macio e de algodão, deve servir. Mas, para sujeiras mais persistentes como marcas de dedo, o ideal é utilizar álcool isopropílico, que pode ser encontrado em farmácias, ou então aplicar produtos especiais para limpeza de telas, como lenços umedecidos Screen Guardian, da Kensington. Jamais utilize álcool de cozinha, removedor, querosene, acetona ou outro solvente, porque essas substâncias danificam a tela.

7) POSSO USAR DENTRO DO AVIÃO?

Sim, não há nenhum problema em utilizar o notebook em aviões depois da decolagem e antes da aterrissagem, conforme exigem as normas de segurança das companhias aéreas.

++++

8) MEU NOTEBOOK CORRE O RISCO DE EXPLODIR?

ezbookRecentemente, foram registrados problemas com baterias da Sony, que geraram a convocação de cerca de 6 milhões de consumidores para troca das fontes de energia. O defeito pode provocar o superaquecimento e até explosões. Felizmente, o fato não é comum. Em geral, as baterias de lítio são seguras, se usadas em condições adequadas. Para saber se o seu equipamento está entre os modelos atingidos pelo recall, visite os links abaixo, de acordo com o fabricante:

APPLE
DELL
HP
LENOVO
SONY
TOSHIBA

9) COMO LIGAR MEU NOTEBOOK À TV?

É necessário que o aparelho tenha uma porta S-Video (parecida com o PS/2 do mouse e teclado). Através dessa saída é possível conectar diretamente a TV. Mas, para isso, é preciso comprar o cabo S-Video (cerca de 20 reais). Caso não tenha essa entrada, você terá de usar um adaptador S-VGA para vídeo composto, como o PixelView Game Show, da Prolink, que custa 239 reais. Há também como assistir à TV no PC, com produtos como o PCTV Pro USB, da Pinnacle, que custa 530 reais. No caso dos notebooks da Apple, há um cabo específico com entradas AV, que pode ser encontrado em lojas de acessórios para Mac por cerca de 100 reais.

10) COMO ME CONECTAR A UMA REDE?

As máquinas lançadas recentemente já vêm com placas wireless e antenas internas. Assim, basta instalar um software para habilitar o recurso e detectar um sinal de conexão disponível, nos chamados hot spots. Caso o notebook não venha com os dispositivos de fábrica, é necessário comprar uma placa para rede sem fio. Já para o uso em ambiente doméstico ou no escritório, é necessário montar uma rede wireless, que exige a compra de equipamento conhecido como access point, além da conexão no notebook.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail