Home > Notícias

Mercado de RFID cresce e movimentará US$ 2,9 bilhões até 2012

Interesse por RFID está aumentando principalmente entre varejistas

Por Redação do Computerworld

20/12/2006 às 11h27

Foto:

Interesse por RFID está aumentando principalmente entre varejistas

Nos próximos cinco anos, o mercado de ferramentas de identificação por rádio freqüência (RFID) tende a crescer e deverá atingir 2,9 bilhões de dólares em todo o mundo.

A tecnologia que funciona de forma semelhante à leitura de códigos de barra, mas por meio de redes sem fio, deverá ser adotada principalmente por fabricantes, fornecedores e varejistas, que estão preocupados em integrar o RFID com aplicações e processos já existentes.

Um impulsionador da tecnologia é o fato de que hoje os fornecedores dependem das informações recebidas de varejistas finais e uma falha na informação em qualquer ponto da cadeia de suprimentos pode minimizar os ganhos obtidos. Com o RFID, esses possíveis erros são reduzidos e é possível prever demandas com mais precisão e realizar planejamentos mais apurados.

Apesar de os benefícios serem velhos conhecidos, até hoje a adoção em massa do RFID ainda não aconteceu. A Frost & Sullivan diz que o problema está na proposta de valor, que ainda não está bem definida para os fornecedores.

O aumento da adesão à tecnologia, entretanto, deverá acontecer porque a maioria dos fornecedores querem manter relações estreitas com os varejistas, somando à influencia de grandes redes, como o Wal-Mart.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail