Home > Notícias

Intel lançará o chip de quatro núcleos Core 2 Quad em janeiro

Companhia pretende lançar chip de 4 núcleos voltado a gamers durante CES

Por Ben Ames, para o IDG Now!*

20/12/2006 às 11h30

Foto:

Companhia pretende lançar chip de 4 núcleos voltado a gamers durante CES

A Intel planeja lançar o terceiro modelo da sua linha de chips de quatro núcleos em janeiro, mantendo seus esforços para se manter a frente da rival AMD entre processadores de próxima geração.

A companhia lançará o chip Core 2 Quad para micros high-end durante a feira CES, que começa em Las Vegas a partir do dia 8 de janeiro, afirmam fontes do mercado. O novo dispositivo permite segue o lançamento da Intel em novembro do Xeon 5300 para servidores e do Core 2 Extreme QX6700 para gamers.

Chips de quatro núcleos lidam melhor com tarefas complexas do que chips de um único núcleo por usar softwares que dividem cada tarefa em pedaços menores, para processamento simultâneo. Os chips são muito populares em servidores e estações de trabalho rodando programas como ilhas de edição multimídia e games.

A Intel planeja focar o novo chip para o segmento de entusiastas, mesmo que ainda se foque em processamento intensivo para programas como entretenimento, games e atividades multimídia. No longo prazo, a companhia planeja usar processadores com diversos núcleos como motores para sua estrutura completa de plataforma de tecnologia para casa e escritório digitais.

A Intel está confiando no novo design do chip para retomar seu lugar no mercado de processadores, onde perdeu valiosa participação de mercado para as linhas Opteron e Athlon da AMD nos últimos meses. Em respostas, a AMD mostrou versões demonstrativas da sua versão "Barcelona" do Opteron com quatro núcleos , mas não pretende tornar o dispositivo comercial até a segunda metade de 2007.

O lançamento do Core 2 Quad já era esperado desde que o chief executive officer da Intel, Paul Otellini, revelou a informação em setembro. A Intel, no entanto, ainda não divulgou uma data de lançamento, a capacidade de processamento ou quais fabricantes plenejam usar o novo chips em PCs.

*Ben Ames é repórter do IDG News Service, em Boston.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail