Home > Notícias

Hora da limpeza: ferramentas gratuitas varrem o PC contra pragas virtuais

Veja dicas de sistemas de verificação de segurança e antivírus gratuitos para blindar seu PC contra as ameaças digitais

Por Daniela Braun, editora do IDG Now!

22/12/2006 às 11h30

Foto:

Veja dicas de sistemas de verificação de segurança e antivírus gratuitos para blindar seu PC contra as ameaças digitais.
(Reportagem feita a partir de dúvida de leitor)

Com a ajuda de ferramentas gratuitas de verificação de segurança, na internet, não custa nada varrer as pragas virtuais do desktop.

Veja aqui algumas dicas do IDG Now! de sistemas de verificação de segurança e antivírus gratuitos para blindar seu PC contra as crescentes ameaças como spywares e phishings previstas para 2007.

Faxina geral

Além de varrer o desktop do usuário em busca de pragas virtuais e removê-las, o programa Windows Live OneCare promete melhorar a performance da máquina.

O recurso de limpeza busca arquivos do registro do sistema operacional e arquivos temporários obsoletos e indica se está na hora de limpar o disco rígido. Já a ferramenta de ajuste realiza uma checagem na unidade do disco rígido e indica se está na hora de desfragmentá-lo. O Live OneCare está disponível para download gratuito no site.

Segundo a Microsoft, a ferramenta não possui o recurso WGA (Windows Genuine Advantage) de verificação de autenticidade do sistema operacional do usuário e funciona em todas as versões do Windows.

Varredura

Além de detectar ameaças, os sistemas de varredura podem indicar ao usuário que tipo de ferramenta de segurança pode ser mais indicado para cada perfil de usuário. É o caso do Symantec Security Check, que passa um pente fino no sistema, mas não remove as ameaças.

O serviço Housecall, da Trend Micro, que detecta vírus e spywares gratuitamente, também oferece a ferramenta CWShredder para remoção das pragas CoolWebSearch, que costuma raptar o browser do usuário, instalar dezenas de bookmarks indesejados e comprometer a performance do micro.

O Stinger, da McAfee, pode ser usado para detectar e remover vírus específicos, que serve de quebra-galho ao usuário em apuros, que não possui um antivírus completo.++++
Outra ferramenta adicional da empresa é o McAfee Site Advisor, que indica pelas cores cores vermelha, amarela e verde, se um site é confiável ou não, garantindo uma proteção extra ao internauta. www.mcafee.com.br e clique no botão download no centro da home page.

Antivírus

Mesmo aplicando softwares de varredura e remoção de pragas virtuais, o usuário deve instalar um software antivírus em sua máquina, que funciona de forma mais pró-ativa na proteção do sistema.

Entre os antivírus gratuitos mais populares destaca-se o AVG Anti-Virus 7.5 (em inglês) para plataformas Microsoft e Linux. O pacote está disponível para download no site da Grisoft, que também conta com uma ferramenta de remoção de vírus online.

Outra opção, considerada mais abrangente do que o AVG, embora mais pesada, é o Avast! Antivirus. A versão residencial Free Avast! 4 Home Edition está disponível no site.

Novos browsers com filtros anti-phishing

Os golpes virtuais (phishing scam) cresceram 757% em 2006 de acordo com dados do AntiPhishing Working Group de outubro de 2005 a outubro de 2006.

E pelo que indicam as empresas de segurança de dados, os cibercriminosos devem abusar cada vez mais da criatividade para conduzir o internautas a sites falsos que coletam dados de contas bancárias, números de cartões de crédito e suas respectivas senhas para vendê-los no mercado negro das fraudes online.

De olho na crescente ameaça, não apenas os fabricantes de antivírus, mas os desenvolvedores de browsers incluíram ferramentas para alertar os internautas contra golpes virtuais.

Lançados em outubro, os browsers Firefox 2, da Fundação Mozilla, Internet Explorer 7, da Microsoft, bem como a nova versão do navegador Opera 9.1, da Opera Software, possuem filtros anti-phishing.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail