Home > Notícias

Toshiba quer oferecer eletrônicos com chip Cell antes da Sony

As duas empresas estudam aplicações para o poderoso microprocessador, usado no PS3, mas produtos só devem ficar prontos no fim de 2007

Por Martyn Williams, para o IDG Now!*

23/12/2006 às 12h50

Foto:

As duas empresas estudam aplicações para o poderoso microprocessador, usado no PS3, mas produtos só devem ficar prontos no fim de 2007

A Toshiba espera colocar produtos com o microprocessador Cell, que equipam o Playstation 3, voltados para o consumidor antes que a rival Sony, segundo anunciou a empresa.

As duas companhias e a IBM gastaram vários bilhões de dólares para desenvolver, em conjunto, o chip, destinado a diversas aplicações.

No início, um dos principais focos era o PlayStation 3. Agora, tanto a Toshiba quanto a Sony estão planejando incorporá-lo em outros produtos.

Ele é ideal para aparelhos de vídeo digital de alta definição e pode ser usado, por exemplo, em televisões e gravadores de vídeo.

Yoshihide Fujii, presidente e CEO da rede de mídia digital da Toshiba, disse na quinta-feira que sua equipe de desenvolvimento está trabalhando nesse sentido, mas não contou que tipo de produtos ou aplicações.

Quando perguntado se a Toshiba teria produtos para o consumidor equipados com o Cell antes da Sony, ele respondeu enfaticamente que sim, sem hesitação.

A equipe de Fujii compete com a da Sony Computer Entertainment, que é a divisão da concorrente responsável pelo PlayStation. A equipe, batizada de Cell Development Center, é liderada pelo diretor técnico Masami Chatani.

Sua tarefa é achar aplicações para o processador. A existência da equipe foi desvendada em janeiro, na feira Consumer Eletronics Show, pelo presidente da empresa, que enaltecia o chip como “muito poderoso, flexível e cheio de potencial”.

Apesar dos planos, para o presidente e CEO da Toshiba, Atsutoshi Nishida, são poucas as possibilidades de os primeiros eletrônicos com Cell já estarem nas casas dos consumidores no próximo ano, “mas talvez no começo de 2008 alguns já poderão ser vistos”.

Segundo o jornal japonês, Nihon Keizai Shimbun, o presidente e CEO da Sony, Stan Glasgow, anunciou em uma coletiva de imprensa que está planejando entre 3 e 4 produtos para o final de 2007 ou começo de 2008.

“A prioridade é o PS e nada mais foi decidido”, disse a porta-voz da Sony em Tóquio Mina Naito, nesta sexta-feira.

Só o tempo vai dizer se as companhias irão cumprir as previsões ou não. Afinal, um ano atrás o PS3 com Cell era esperado para o primeiro semestre de 2006, mas o console só chegou às lojas no fim do ano.

*Martyn Williams é editor do IDG News Service, em Tóquio

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail