Home > Notícias

Robô terapêutico em forma de foca ganha prêmio Robot Awards

Voltada para pacientes com transtornos emocionais, Paro é premiada pelo governo japonês, junto a robô que alimenta paraplégicos

Por Redação do IDG Now!*

27/12/2006 às 12h47

Foto:

Voltada para pacientes com transtornos emocionais, Paro é premiada pelo governo japonês, junto a robô que alimenta paraplégicos

A foca Paro foi a grande vencedora do Robot Awards 2006, concurso que promove os melhores ciborgues dos ano pelo Ministério da Economia, Negócios e Indústria (do japonês, METI) do Japão.

O animal robótico conta com sensores que interpretam gestos humanos e reproduzem o movimento e os sons de um filhote de foca como efeito terapêutico para idosos em casas de repouso ou pacientes vítimas de transtornos emocionais.

O mamífero robótico foi desenvolvido pelo órgão Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Industrial do Japão.

Durante seu lançamento, na feira Comdex em 2003, o instituto afirmou que pretendia testar modelos do Paro em hospitais e asilos norte-americanos até o final de 2006.

O METI ainda conferiu ao robô MySpoon a segunda posição no prêmio. Desenvolvido também no Japão, o MySpoon conta com uma estrutura em metal com diversas compartimentos onde enfermeiros podem colocar comida para que seu braço mecânico leve o alimento à boca do paciente.

Voltado ao ambiente hospitalar, o MySpoon, desenvolvido pela Secom, conta ainda com um joystick para que pacientes tetra ou paraplégicos se alimentem sem o auxílio de enfermeiras.

Na terceira posição, ficou o Cleaning System, robô criado pela Sumitomo Corporation que faz a limpeza automática de andares inteiros em prédios comerciais.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail