Home > Notícias

Toshiba planeja postura agressiva para popularizar HD-DVD durante CES

Executivo confirma evento para imprensa durante CES para que consórcio liderado pela Toshiba anunciar redução no preço de players

Por Martyn Williams, para o IDG Now!*

27/12/2006 às 12h32

Foto:

Executivo confirma evento para imprensa durante CES para que consórcio liderado pela Toshiba anunciar redução no preço de players

A Toshiba está planejando um esforço agressivo para popularizar seu formato HD-DVD na Consumer Electronics Shows, feiras de eletrônicos que acontece em janeiro em Las Vegas, disse um executivo da empresa na semana passada.

Um grupo de companhias suportando o HD-DVD marcou uma coletiva de imprensa para o dia 7 de janeiro, na abertura da exibição, para anunciar seus planos para 2007, revelou Yoshihide Fujii, presidente e chief executive officer da Toshiba, na última quinta-feira (21/12).

A Toshiba, principal desenvolvedora do formato, participará do evento para anunciar os planos, mas Fujii não quis comentar as notícias envolvidas.

A companhia lançou seus primeiros players do formato na CES de janeiro de 2006. Um dos aparelhos, o HD-A1, tinha preço sugerido de 500 dólares, enquanto o HD-XA1, custava 800 dólares.

Os tocadores de segunda geração, o HD-A2 e o HD-AX2, chegarão às prateleiras neste mês com preços de 500 dólares e mil dólares, respectivamente.

Quando perguntado se a Toshiba iria anunciar tocadores mais baratos, Fujii se mostrou impassível quanto aos planos da companhia, mas afirmou que "no começo, imaginava que o preço mínimo seria de 499 dólares. Talvez tenhamos aparelhos por 399 dólares e, após isto, 299 dólares".

O executivo não deu uma previsão exata sobre uma possível queda nos preços.

Enquanto tanto o HD-DVD como o Blu-Ray apareceram nas lojas durante 2006, as vendas de ambos os formatos se mantiveram relativamente baixas. Preços de máquinas compatíveis são altos e os formatos continuam suas batalhas.

Isto significa que consumidores que comprem qualquer um dos formatos se arriscam a escolher um lado que poderá perder a guerra multimídia em poucos anos.

Companhias que suportam o rival Blu-Ray planejam seu anúncio conjunto no dia seguinte durante a CES.

*Martyn Williams é editor do IDG News Service, em Tóquio.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail