Home > Notícias

Verisign alerta para nova praga que deseja feliz ano novo ao usuário

Worm chega ao PC por spam e, camuflado como um cartão de festas, exige o download de arquivo malicioso que infecta micro da vítima

Por Nancy Gohring, para o IDG Now!*

02/01/2007 às 13h59

Foto:

Worm chega ao PC por spam e, camuflado como um cartão de festas, exige o download de arquivo malicioso que infecta micro da vítima

A Verisign está alertando usuário de um novo worm que chega às caixas postais com o assunto "Happy New Year!" (Feliz ano novo, em tradução livre).

A mensagem, enviada atualmente a partir de 160 domínios de e-mails, pedem que usuários cliquem no arquivo "postcard.exe" anexado para causar danos. O arquivo instalará diversas variantes de códigos maliciosos, incluindo Tibs, Nwar, Banwarum e Glowa, no PC da vítima.

A praga então se reenvia para e-mails encontrados nos registros de mensagens do PC infectado.

O worm já está sendo fortemente enviado a caixas postais, afirma a Verisign. A companhia de segurança descobriu uma rede que está enviando cinco mensagens por segundo com o worm.

Enquanto o worm pede interação do usuário para causar danos, a Verisign acredita que tem potencial para piores estragos graças ao assunto "Happy New Year!".

A companhia está alertando usuários de e-mails que tomem cuidado antes de clicar em mensagens que pensam ser votos sinceros de seus amigos.

Até a última quinta-feira (28/12), grandes redes reportaram interceptações de e-mails, disse a Verisign.

Enquanto o anexo "postcard.exe" tem o mesmo nome de um ataque veiculado no começo do mês, esta praga é uma nova ameaça ainda sem correção, disse a Verisign.

*Nancy Gohring é editora do IDG News Service, em Dublin.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail