Home > Notícias

Conheça 21 indicações de graduação e pós-graduação em games

A PC World fez um levantamento de 21 cursos de graduação e pós-graduação em games no Brasil e no exterior

Por Rodolfo Mendes, especial para PC World

04/01/2007 às 11h45

Foto:

A PC World fez um levantamento de graduação e pós-graduação em games no Brasil e no exterior

Em 30 anos de existência, nenhuma indústria cresceu e se consolidou tão rapidamente quanto a de jogos digitais. Até poucos anos atrás esse mercado carecia de profissionais especificamente treinados para o ofício de criar games, as oportunidades de formação para quem se interessava pela área eram escassas, se resumiam basicamente a alguns cursos de exatas com algum foco na área de entretenimento digital interativo ou especializações com pouquíssimas vagas no exterior. O único curso superior totalmente voltado para o segmento era o da cobiçada DigiPen, no Canadá.

Entretanto, a grande curva de crescimento do ramo nos últimos cinco anos, tanto no Brasil quanto no exterior, fez com que o interesse sobre esse mercado crescesse de forma proporcional aos seus ganhos. O resultado disso já pode ser visto no Brasil, em 2005 o MEC aprovou a criação de cursos reconhecidos voltados para a formação de profissionais visados para esse segmento do entretenimento digital interativo. Alguns cursos são voltados para a graduação e outros para especialização. É interessante observar que a maioria dos cursos, inclusive no exterior, é de curta duração (menos de três anos).

No Brasil muitos dos cursos superiores oferecem vestibular pela primeira vez este ano. Segundo Rogério Cardoso dos Santos, coordenador do curso de Tecnologia em Design de Games da PUC, “há uma percepção pela demanda de profissionais e pesquisadores na área num mercado que já maior do que a indústria do cinema e a fonográfica”.

No exterior o destaque são os cursos de pós-graduação que podem ser feitos até mesmo via online.

Cursos de graduação em jogos digitais

gamesshutter_625.jpg

Links importantes

PUC-RJ - Produção de jogos eletrônicos
Tilt.net - site de Renato Degiovani, um dos pioneiros da criação de jogos no país
UnicenP - pós-graduação em desenvolvimento de jogos, em Curitiba
UniDev - extenso conteúdo sobre programação de jogos

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail