Home > Notícias

LG apresenta drive compatível com HD DVD e Blu-ray na CES 2007

O aparelho, que chega às lojas em breve, pode driblar a briga entre formatos e impulsionar o mercado de DVDs de alta definição

Por Martyn Williams, para o IDG Now!*

04/01/2007 às 12h06

Foto:

O aparelho, que chega às lojas em breve, pode driblar a briga entre formatos e impulsionar o mercado de DVDs de alta definição

A LG em breve começará a vender um aparelho de vídeo de alta definição compatível tanto com o formato HD-DVD quanto com o Blu-ray, segundo anunciou nesta quinta-feira (04/01).

O player será mostrado no Consumer Eletronics Show, que acontece em Los Angeles, na próxima semana, e chegará às lojas dos EUA no começo deste ano, disse a empresa, sem dar mais detalhes.

Um aparelho compatível com os dois padrões poderia dar um forte chute inicial no mercado de filmes em DVDs de alta definição. Até agora, os consumidores viram um pouco da briga de formatos e a maioria ficou longe das tecnologias incompatíveis.

Ambas utilizam lasers azuis para atingir uma capacidade de armazenamento muito maior que a dos DVDs que existem atualmente. Combinadas com sistemas avançados de compressão de vídeo, elas oferecem espaço suficiente para guardar filmes em alta definição.

O formato Blu-ray é apoiado pela Sony e pela Matsushita Electric Industrial (Panasonic), além de uma longa lista de fabricantes de eletrônicos, e tem a capacidade de 25 GB em um disco de um lado. A principal promotora do HD DVD é a Toshiba, e a tecnologia tem um forte apoio em Hollywood. Um disco nesse formato pode armazenar 15 GB. O DVD comum, para comparação, suporta 4,7 GB.

Inicialmente, a LG apoiou apenas o Blu-ray, mas na feira de tecnologia Cebit, que aconteceu na Alemanha em 2006, a empresa confirmou que também estava desenvolvendo um drive de HD DVD. Mais tarde, a Samsung disse que também estava considerando produzir um aparelho capaz de ler os dois formatos.

É mais fácil para os apoiadores do Blu-ray estudarem secretamente a incorporação do formato oposto em seus drives. O HD DVD é apoiado pelo DVD Forum, o órgão de padronização por trás do DVD, que tem como membros a maior parte dos apoiadores do Blu-ray. Isso significa que a tecnologia HD DVD está disponível para eles desde que o formato foi adotado pela primeira vez, há muitos anos atrás.

*Martyn Williams é editor do IDG News Service, em Tóquio.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail