Home > Notícias

Toshiba lança gravador de HD DVD para desktops na CES 2007

O SD-H903A, que poderá ler e gravar discos no formato de última geração, além de CDs e DVDs, chega às lojas em fevereiro

Por John Blau, para o IDG Now!*

05/01/2007 às 15h14

Foto:

O SD-H903A, que poderá ler e gravar discos no formato de última geração, além de CDs e DVDs, chega às lojas em fevereiro

A Toshiba irá lançar uma versão para computador de seu gravador de HD DVD no próximo mês, na tentativa de apoiar o formato de última geração de disco óptico. No ano passado, a empresa lançou uma versão para notebook.

Tanto drive do novo desktop, chamado SD-H903A, e do laptop permitem que as máquinas leiam e gravem não apenas o novo formato, mas também CDs e DVDs, disse a Toshiba nesta sexta-feira (05/01).

O novo SD-H903A vem com um diodo de laser azul-violeta para ler e gravar discos de HD DVD-R e é compatível com discos HD DVD-ROM de alta densidade, incluindo filmes de alta definição e imagens de vídeo.

A versão para desktop, que a companhia apresentará no Consumer Electronics Show (CES), em Las Vegas, na próxima semana, começará a ser vendida em quantidade a partir de fevereiro. O preço não foi divulgado.

A camada dupla de HD DVD permite uma capacidade de armazenamento de 30 GB. Isso é suficiente para guardar oito horas de filmes em HD DVD com cortes extras e faixas interativas, ou até cinco filmes de duração completa padrão em DVD.

Mais de 1,5 milhões filmes em HD DVD já foram vendidos desde abril de 2006, segundo a Toshiba. Os usuários podem também armazenar até 7,5 mil músicas em MP3 ou até 30 mil imagens em alta qualidade.

Sete dos dez maiores fabricantes de equipamentos originais de notebooks e desktops adotaram o padrão, de acordo com a Toshiba.

*John Blau é editor do IDG News Service, em Düsseldorf.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail