Home > Notícias

Tecnologia ajuda estúdios de Hollywood a controlar pirataria de DVD

O Qflix, apoiado por estúdios de Hollywood, usa criptografia para impedir cópias ilegais e garantir segurança às autorizadas

Por John Blau, para o IDG Now!*

05/01/2007 às 11h31

Foto:

O Qflix, apoiado por estúdios de Hollywood, usa criptografia para impedir cópias ilegais e garantir segurança às autorizadas

A Sonic Solutions apresentou uma nova maneira de ajudar os estúdios de Hollywood e outros fornecedores de filmes a distribuírem conteúdo pela internet sem correr o risco de cópia ilegal em grande escala.

O Qflix é um programa de licenciamento de nova tecnologia e propriedade intelectual desenvolvido para permitir a gravação autorizada, segura e confiável de conteúdo de vídeo pela web em DVDs, que podem ser rodados em aparelhos comuns ou de alta definição, segundo a Sonic.

O sistema usa criptografia Content Scramble System (CCS), que é apoiada por estúdios, emissoras de TV e outros produtores de conteúdo. O CCS serve como um tipo de cadeado. Pode ser aberto com um módulo de decodificação CCS ou uma chave CCS, já instalados na maioria dos aparelhos de DVD.

Acima de tudo, o Qflix oferece um programa de proteção de direitos autorais apoiado pelos estúdios que inclui um teste de certificação e um pool de licença de propriedade intelectual que permite que fabricantes de drives e de DVDs criem produtos para gravação de vídeo criptografado em CCS.

A marca Qflix aparecerá nos produtos compatíveis (discos e aparelhos) e nos serviços de download como um símbolo representando legitimidade e confiabilidade da “compra, download e gravação” para o consumidor , disse a Sonic.

Ainda não há informações de preço. A Sonic demonstrará o sistema na Consumer Electronics Show (CES), que acontece em Las Vegas, na próxima semana.

* John Blau é editor do IDG News Service, em Düsseldorf.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail