Home > Notícias

Samsung lança PC com disco rígido de memória flash de 32 Gigabytes

Tempo de leitura da máquina é 300 vezes maior e o de gravação, 150 vezes, em relação a micros que usam disco rígido tradicional

Por Dan Nystedt, para o IDG Now!*

08/01/2007 às 12h36

Foto:

Tempo de leitura da máquina é 300 vezes maior e o de gravação, 150 vezes, em relação a micros que usam disco rígido tradicional

A Samsung lança nesta segunda-feira (08/01) o último produto da sua linha de computadores ultramóveis: uma máquina que usa disco rígido de memória flash (SSD) de 32 Gigabytes (GB) para armazenar conteúdo, em vez do disco rígido convencional (HDD).

O Q1P SSD foi desenvolvido para usuários que precisam de acesso rápido a dados, já que tem maior velocidade que o HDD.

O tempo de iniciação do Q1P SSD é entre 25% e 50% mais rápido que os sistemas que usam o disco rígido tradicional, disse a Samsung. O tempo de leitura de informações é 300 vezes mais rápido, a 53 Megabyte por segundo, e o tempo de gravação,150 vezes mais veloz, a 28 Megabytes por segundo. Além disso, a máquina pode resistir a um impacto duas vezes maior que o ultramóvel equipado com HDD.

A Samsung já oferece computadores ultramóveis com discos rígidos dos dois tipos nos Estados Unidos. O Q1P com HDD, é vendido por 1.299 dólares e o Q1P com SSD, por 1.999 dólares. Com a chegada do novo modelo, o preço do primeiro desktop ultramóvel, o Q1, caiu para 999 dólares.

Todas as primeiras máquinas da linha usam discos rígidos tradicionais de 1,8 polegada.

Pela tabela de especificações do aparelho novo, a Samsung voltou a usar microprocessadores Intel, após ter utilizado os chips da Via Tecnologies no Q1B, um ultramóvel de baixo custo.

O Q1P SSD usa microprocessador Pentium M 1.0 GHz, da Intel, memória DDR2 de 1 GB. A tela mede 7 polegadas e a máquina pesa 1,7 libras. A bateria de íon de lítio é recarregável e dura três horas.

* Dan Nystedt é editor do IDG News Service, em Taipei.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail