Home > Dicas

Filmadora para iniciantes

Ganhou uma filmadora de natal? Confira aqui cinco dicas de como utilizar adequadamente o seu novo brinquedinho

Por Richard Baguley, da PC World (EUA)

08/01/2007 às 11h02

Foto:

Ganhou uma filmadora de natal? Confira aqui cinco dicas de como utilizar adequadamente o seu novo brinquedinho

Nessa época de pós-festas sempre pipocam duvidas nas pessoas que ganharam um presentinho eletrônico novo.  Elas estão ainda eufóricas com seus novos “brinquedinhos”, mas não tão certas de como desfrutar deles. Aqui vão cinco regras que todo novo dono de filmadora deve seguir.

1)    Saiba tudo sobre sua filmadora

Todo bom artista conhece e compreende suas ferramentas, e com a filmadora não é diferente. Passe um tempo se acostumando a ela, aos seus controles, aprenda a ligá-la e desligá-la rapidamente e a mudar os modos, luz externa e etc. Assim, caso algo inusitado aparecer ou acontecer, você estará preparado para não deixar o momento passar.

2)    Nada de tremedeira. Mão firme é essencial

Nada arruína mais um vídeo do que uma filmadora que treme demais; isso desorienta e afeta a qualidade do vídeo. Mantenha a câmera o mais firme e estática possível. Para isso, segure-a bem com as duas mãos ou a apóie em um muro ou em  outra superfície estável.

3)    Vá para a luz

O olho humano se adapta melhor à luz fraca do que a qualquer filmadora. Enquanto os olhos podem se ajustar rapidamente e enxergar até na mais densa penumbra, a sua filmadora não chega a tanto. Se tiver a oportunidade, filme a céu aberto com a luz do sol. Se não puder, ascenda o máximo de luzes que puder sem alterar a atmosfera da ocasião. Os vídeos ficarão muito melhores com a luz extra.

4)    Apontar para os outros é feio

Um dos erros mais comuns dos novatos é sair correndo com a câmera, apontar para a cara de alguém e ainda se perguntar do por quê do desconforto da outra pessoa. Muita gente não se sente bem sendo filmada, por isso uma forma de ajudá-las a relaxar é dar a filmadora a elas.

Antes de começar a filmar sua tia, por exemplo, deixe a câmera com ela por um minuto para que esta tenha a chance de filmar você e se acostumar com a idéia. Depois, quando for registrar alguns momentos dela, ela não ficará tão receosa.

O mesmo vale para crianças: quase todas para as quais se mostra uma filmadora logo descartam a idéia de ser operador da câmera. Não se esqueça de que sempre é possível editar o resultado, caso nem todas as cenas fiquem boas.

5)    Deixe somente as partes legais e divertidas

Você pode pensar que três horas de vídeo dos convidados entrando e saindo da festinha que você deu possam ser a coisa mais legal do mundo, mas é bem provável (quase certo) que não. Sim, você deve gravar tanto quanto for possível, mas depois procure editar e deixar somente as partes realmente legais e divertidas. Concentre-se em coisas que deixaram a festa memorável e deixe os detalhes inócuos para os historiadores.

>> Clique aqui e confira mais dicas de imagens

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail