Home > Notícias

CES: Nokia apresenta novo tablet e celulares para blogs e vídeos

Durante CES, companhia apresenta novos modelos de celulares, com destaque ao N76, de fina espessura, e ao tablet N800, com Wi-Fi e Linux

Por Jeremy Kirk, para o IDG Now!*

08/01/2007 às 16h54

Foto:

Durante CES, companhia apresenta novos modelos de celulares, com destaque ao N76, de fina espessura, e ao tablet N800, com Wi-Fi e Linux

A Nokia revelou um telefone celular fino, um aparelho voltado a blogueiros e uma atualização do seu tablet com nova função para ligações em VoIP durante a feira CES, realizada em Las Vegas, a partir desta segunda-feira (08/01).

Os novos aparelhos da NSeries permitem que usuários trabalhem com música, vídeo e imagens pela internet, já que aparelhos com uma única proposta se tornaram menos atrativos para usuários, disse a Nokia.

O N76 é um aparelho em clamshell com 13,7 milímetros de espessura, com câmera digital de 2 megapixel, tocador de música digital. A novidade pode ser operada enquanto estiver fechada usando os botões externos.

Com um cartão opcional microSD de 2 GB, o N76 pode armazenar até 250 canções com altíssima resolução. O celular pode tocar canções nos formatos AAC e Windows Media, inclusive arquivos com a tecnologia de DRM da Microsoft.

A novidade também contém o novo navegador da Nokia, e pode enviar e-mails e mensagens instantâneas. O telefone deverá chegar em março e tem preço sugerido de 507 dólares, disse a Nokia.

Novo aparelho da Nokia para blogueiros, o N93i também é focado em vídeo, com tela rotacionável para filmar e exibir vídeos.

O aparelho é vendido com um cartão miniSD de 1 GB, que pode armazenar 45 minutos de vídeo com qualidade de DVD no formato MPEG-4, disse a Nokia. O aparelho também traz um software para edição de vídeo.

O N93i tem câmera com 3,2 megapixel, suporta banda larga sem fio e pode reproduzir TV por streaming. A Nokia disse que o telefone deverá ser lançado em março com preço de 780 dólares.

A Nokia também fechou uma parceria com a companhia de hospedagem de blogs Six Apart para tornar mais fácil que usuários do N93i enviem vídeos e clipes de voz para o serviço Vox de blogs da companhia. Usuários de outros aparelhos da NSeries podem baixar o novo arquivo para usar o serviço.

Já o N800 é um tablet com Linux com maior velocidade e melhor desempenho que seu antecessor, o 770, disse a empresa.

A Nokia alega que o N800 é um aparelho com experiência online parecida com desktops, graças ao teclado QWERTY e seu sistema operacional baseado em Linux.

O tablet também se beneficiará de uma atualização de software que acrescentará funções de VoIP até o final do ano.

A Nokia e a Skype desenvolveram juntas um software que permite que o N800 faça e receba chamadas por seu serviço de VoIP. O software deverá ser lançado para download em junho, disseram as companhias.

O N800 já está disponível para alguns mercados europeus e para os Estados Unidos por cerca de 399 dólares, disse a Nokia.

Em outro acordo, a Nokia disse que como parte do seu trabalho conjunto com o Yahoo, os serviços Go do portal, com suporte a e-mail, sincronização de agenda de telefone e mensagens instantâneas - foram integradas à linha Series 40 de telefones.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail