Home > Notícias

Samsung anuncia nova geração de aparelhos Blu-ray Disc

Tecnologia do BD-P1200 também permite que ele exiba filmes que não estão no padrão Blu-ray com melhor qualidade de imagem

Por Dan Nystedt para o IDG Now!*

08/01/2007 às 12h17

Foto:

Tecnologia do BD-P1200 também permite que ele exiba filmes que não estão no padrão Blu-ray com melhor qualidade de imagem

A Samsung Electronics anunciou um novo aparelho de Blu-ray Disc classificado como seu player de próxima geração, com tecnologia similar à usada pelos estúdios de Hollywood.

O BD-P1200 ainda não está nas lojas e a empresa não informou quando ele deve começar a ser vendido nem por quanto. Mas, segundo os executivos da empresa, o modelo será significativamente melhor que o antecessor BD-P1000, lançado em junho de 2006.

A companhia disse que o novo aparelho vai oferecer a melhor qualidade de vídeo e áudio disponível em players de alta-definição (HD, do inglês high definition) por meio do seu processador Hollywood Quality Video.

O processador oferece 1080i (1080 linhas com scanning entrelaçado) e 1080p (1080 linhas horizontais de resolução no scanning progressivo) reais, o que é melhor que diversos padrões também considerados HD. A tecnologia do BD-P1200 também permite que ele exiba filmes que não estão no padrão Blu-ray com a melhor qualidade de imagem possível.

“O aparelho de Blu-ray será parte fundamental das ofertas da Samsung em 2007”, disse David Steel, vice-presidente de mídia digital durante o International Consumer Electronics Show (CES), em Las Vegas.

O BD-P1200 exibe DVDs e CDs além de discos Blu-ray, e suporta os formatos 192KHz LPCM, Dolby Digital, Dolby Digital Plus, MPEG-2, DTS e MP3.

O BD-P1200 também é compatível com conteúdo multimídia em uma série de outros formatos, incluindo resolução de 720p, 1080i e 1080p.

O Blu-ray Disc é uma das tecnologias cotadas para substituir o atual formato de DVD e é suportado por empresas como a Sony e a Panasonic. Os discos suportam até 25GB em dados, em uma mídia de apenas uma face.

O principal rival do Blu-ray é o HD-DVD, formato apoiado pela Toshiba, Microsoft, Intel, entre outros. Um disco de uma única face armazena até 15GB de dados. O atual DVD armazena no máximo 4,7GB.

No domingo, a gigante sul-coreana LG agitou a batalha pelos formatos lançando um drive para PC  e um aparelho compatíveis tanto Blu-ray Discs quanto HD-DVD. Os dois equipamentos devem chegar às lojas em fevereiro, por cerca de 1.199 dólares.

Dan Nystedt é editor do IDG News Service, em Taipé

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail