Home > Notícias

HP lança dois PCs com tela sensível ao toque e Windows Vista

A empresa apresentou na CES um desktop feito para mães antenadas, com tela de 19 polegadas, e um notebook para filhos, com 12,1 polegadas

Por Ben Ames, para o IDG Now!*

09/01/2007 às 14h47

Foto:

A empresa apresentou na CES um desktop feito para mães antenadas, com tela de 19 polegadas, e um notebook para filhos, com 12,1 polegadas

A Hewleet-Packard trouxe ao mercado dois novos computadores que permitem ao usuário controlar o sistema operacional Windows Vista, da Microsoft, com uma interface de tela sensível ao toque em vez do mouse.

O TouchSmart IQ770 PC é um desktop com tela de 19 polegadas desenvolvido para mães antenadas e o Pavilion tx1000 é um notebook de entretenimento com tela de 12,1 polegadas feito para estudantes.

Apesar de a HP já ter produzido máquinas do tipo tablet e a linha iPAQ de PDAs, a companhia nunca usou telas sensíveis ao toque em PCs e laptops antes, disse Kevin Wentzel, gerente de marketing técnico da unidade global de mobilidade da empresa. Além disso, um simples toque não tem efeito na maioria dos computadores tablet, já que as telas usam painéis digitalizados que reagem apenas a movimentos dos dedos.

Usuários de handhelds acharão a tela do Pavilion tx1000 familiar, segundo Wentzel. A tela do notebook é giratória e pode ser girada 180 graus e então dobrada sobre o teclado, assim como um tablet.

Para satisfazer aos usuários famintos por mídia, o notebook vem com uma memória RAM de 1 GB e usa um processador Turion 64 X2 dual-core da AMD (Advanced Micro Devices), declarou Wentzel durante uma apresentação na CES (Consumer Electronics Show), em Las Vegas. O lado ruim do uso do Vista em um laptop é a grande quantidade de energia exigida da bateria. O tx1000 pode rodar um DVD por 2h30 com uma única bateria, disse o executivo.

Futuras versões do produto incluirão um cartão de WAN sem fio e um player Sling Media que permite aos usuários acessar conteúdos remotamente usando um Slinbox em casa.

O desktop TouchSmart leva a experiência da tela sensível ao toque mais além ao usar o programa SmartCenter, da HP, como interface primária para o Vista. Com ícones grandes, um sintonizador de TV e atalhos para outras mídias, o computador foi criado para ser um centro de uma série de atividades familiares, disse Garret Gargan, gerente de marketing de produto para PCs norte-americano.

Os usuários podem escrever recados virtuais para outros membros da família, tocar e arrastar os bilhetes para um calendário que fica na tela ou um quadro de avisos. Fotos também podem ser cortadas e giradas pelo toque na tela. O monitor grande esconde o computador e a impressora opcional na parte de trás. Como o notebook, o PC usa o processador Turion 64 X2.

A HP vai começar a vender o Pavilion tx1000 em 28 de fevereiro na sua loja virtual por 1.299 dólares e o TouchSmart será colocado no mercado norte-americano no fim de janeiro, por 1.799 dólares. A companhia planeja lançar seu desktop no Reino Unido em fevereiro e então estendê-lo aos outros países ao longo de 2007.

*Bem Ames é editor do IDG News Service, em Boston.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail