Home > Notícias

iRobot abre inteface para plataforma de seu robô Roomba

Com a plataforma Create, programadores podem desenvolver robôs capazes de realizar praticamente qualquer tarefa

Por Ben Ames para o IDG Now!*

09/01/2007 às 17h54

Foto:

Com a plataforma Create, programadores podem desenvolver robôs capazes de realizar praticamente qualquer tarefa

Abrindo a interface de controle de seu popular robô-aspirador Roomba, a iRobot desvendou uma plataforma de programação robótica na segunda-feira (08/01) que poderá ser usada por programadores e estudantes de informática para criar robôs capazes de realizar praticamente qualquer tarefa.

Programadores da empresa já usaram a plataforma, chamada Create, para desenvolver robôs capazes de carregar a roupa suja de alguém e seguir o dono ao longo de um recinto, ou encontrar uma geladeira, abrí-la e pegar uma lata.

A iRobot criou a plataforma removendo as ferramentas do Roomba, expondo seus conectores elétricos para que usuários adicionassem novos sensores ou ativadores, e expondo regiões para inserção de câmeras e braços. Além disso, o Create e o Roomba têm a mesma mobilidade, sensores, motores de drive e baterias, disse Colin Angle, Chief Executive Officer (CEO) da iRobot, em uma demonstração dos produtos no seu estande na Consumer Electronics Show (CES), em Las Vegas.

“Assim, os criadores e inventores tem uma plataforma estável e confiável”, declarou Angle. “Existem 2,5 milhões de Roombas em campo, então ele está maduro. Difere dos robôs domésticos tradicionais porque é mais confiável”.

Estudantes iniciantes podem controlar o Create baixando pequenos roteiros em um programa básico, enquanto os usuários avançados podem programar um comportamento completamente original usando as linguagens de programação C ou C++. Em um mês, os usuários terão outra opção, quando a iRobot anunciar a compatibilidade com o Robotics Studio, da Microsoft, um kit de ferramentas de desenvolvimento baseado em Windows, que foi usado na criação do Roomba.

Com essas ferramentas, um usuário criativo pode construir um robô que faça quase qualquer coisa dentro da capacidade de suportar até 4 libras. Os funcionários da iRobot criaram sistemas que encontram e levantam pequenos objetos do chão ou carregam um hamster que controla a velocidade e a direção do robô ao correr em círculos em uma bola de plástico transparente.

O Create é vendido pelo site da iRobot por 129,99 dólares.

*Ben Ames é editor do IDG News Service, em Boston.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail