Home > Notícias

CES: Nokia e Visa fazem lançamentos na área de pagamentos por celular

Nokia lança terminal que permite usar celular como carteira eletrônica e Visa anuncia plataforma móvel de pagamentos

Por Redação do IDG Now!

10/01/2007 às 18h05

Foto:

Nokia lança terminal que permite usar celular como carteira eletrônica e Visa anuncia plataforma móvel de pagamentos

Dois nomes de peso - um da área financeira e outro da área de telefonia - anunciaram nesta semana iniciativas que poderão ampliar o uso do celular como plataforma de pagamento. A operadora de cartões Visa lançou sua plataforma móvel, enquanto a Nokia apresentou um aparelho que possibilita a realização de transações financeiras.

O Nokia 6131 NFC, lançado durante o International Consumer Electronics Show (CES), em Las Vegas, traz a tecnologia Near Field Communications (NFC), que permite o acesso à internet sem fio, troca de informações, a iniciação e serviços e a realização de pagamentos por meio de um comando no celular.

Segundo a fabricante, o celular traz uma camada de segurança extra em relação a um cartão de pagamento convencional, exigindo o uso de uma senha para liberar os pagamentos. O aparelho será lançado em mercados selecionados ainda no primeiro trimestre de 2007, pelo preço sugerido de 340 dólares.

Já a Visa, que tem a Nokia como uma de suas parceiras para testes com pagamentos móveis, lançou uma plataforma voltada a aproximar as empresas de telefonia celular e as companhias responsáveis por transações financeiras.

A plataforma é composta por ferramentas e aplicações, padrões de segurança e modelos de negócios que permitirão a usuários do Visa e operadoras móveis realizar testes de mercado para impulsionar o desenvolvimento de produtos e a comercialização de serviços móveis de pagamento.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail