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Saiba como divulgar seu site da forma correta

Para atrair consumidores e diferenciar-se da concorrência você tem que se destacar da multidão

Por Alice Sosnowski

10/01/2007 às 12h17

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Para atrair consumidores e diferenciar-se da concorrência você tem que se destacar da multidão

Rede wirelessPronto! Agora você tem um belo site, uma loja funcional e atrativa, a logística de entrega acertada, mas falta um item muito importante: os consumidores.

Como chamar a atenção entre milhões de concorrentes que surgem a cada dia? “O trabalho de divulgação é tão importante quanto a criação do site”, explica Suemitsu Osada, do Sebrae.

Para atrair potenciais compradores, ferramentas inovadoras são criadas: e-mail marketing, políticas de relacionamento e fi delização do cliente, otimização nas páginas de busca e nas lojas de comparação de preços e até experimentação virtual, com visualização 3D do produto, estão disponíveis, dependendo da estratégia.

No quesito publicidade, o link patrocinado tem sido um sucesso no universo dos pequenos negócios, porque envolve propaganda de baixo custo com retorno garantido. Neste tipo de publicidade, a empresa compra em uma espécie de leilão palavras-chave associadas ao seu produto e serviço. Quando a palavra é buscada na internet, os anúncios são mostrados. Além de ser direcionado para um público específico, você vai pagar somente se o usuário clicar no seu anúncio.

O pay-per-click, como é chamado este tipo de publicidade, já representa a principal fonte de renda do gigante Google, que utiliza as ferramentas Google AdWords (palavra-chave) e Google AdSense (assunto). Por centavos de reais, que aumentam conforme a popularidade da palavra (como num leilão), o buscador permite que pequenas lojas figurem nas primeiras páginas de busca ou conteúdo e disputem espaço com grandes anunciantes.

Em 2005, o UOL também lançou seu serviço de links patrocinados. Além de busca por palavra-chave e assunto, o portal incluiu uma segmentação exclusiva: o de perfil. Nela, o anunciante pode fi gurar em uma das 7,5 milhões de caixaspostais do UOL e do BOL, de acordo com a idade, sexo e região. Segundo o diretor de links patrocinados da empresa, Paulo Mello, a segmentação permite que o empresário que vende biquínis no Nordeste faça sua propaganda apenas para mulheres que vivem naquela região. “É o conceito do marketing direto, com a vantagem e o preço dos links patrocinados”, explica.

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Capa NoticiasA partir de 5 reais por mês, já dá para negociar os primeiros anúncios e gerenciar a ferramenta, que mostra todos os resultados da campanha, o número de vezes que o anúncio foi visto e clicado ou quanto foi pago por clique. Também é possível modificar a campanha em tempo real, reforçando o anúncio nos fins de semana ou em épocas de queima de estoque, por exemplo.

Para se dar bem é preciso ter foco, imaginar o que o cliente procura. “O empresário deve ser certeiro e objetivo. Afinal, ele só tem duas linhas para vender a idéia”, diz Mello, do UOL. “Temos 1 milhão de domínios no país, e as possibilidades são crescentes”, destaca.

Esta visão otimista é encontrada tanto do lado de quem vende na internet como do de quem compra. Com números em expansão e potencial crescente, a web tem se destacado cada vez mais como uma ferramenta de negócio. “A cada dia temos mais empreendedores querendo investir e tirar benefícios do comércio eletrônico”, diz Osada, do Sebrae. Mas este é um desafi o diário que conjuga conhecimento, inovação e muita criatividade, conceitos bem conhecidos do empreendedor brasileiro.

.: Case

Resultados expressivos

case divulga siteRetorno garantido sobre o investimento. Foi este o argumento que levou a RHS Licitações a optar pela solução de links patrocinados na hora de divulgar seus serviços. Há seis meses investindo neste canal, a empresa de consultoria em licitações públicas alcançou números significativos. A audiência do site aumentou 75%, o número de cadastrados cresceu 50% e a venda de informativos sobre licitações subiu 45%, segundo Celso Monteiro, gerente de marketing da empresa.

Optar pelas soluções em tecnologia sempre foi a marca da empresa, que começou a utilizar o envio de informativos por e-mail há seis anos. “Antes, trabalhávamos com o tele 900. O cliente ligava, seguia o menu e podia receber por fax os informativos de licitação que interessavam à sua área de atuação”, explica Monteiro. Depois de migrar para a plataforma web, a comunicação passou a ser feita somente pela internet.

Este ano, a publicidade feita em revistas setoriais ganhou o reforço dos links patrocinados. No UOL, a empresa optou por segmentar os anúncios por palavra-chave e assunto. Termos como licitação ou compras governamentais direcionam a propaganda. “Monitoramos diariamente os acessos e sempre atingimos nosso investimento”, diz Monteiro. Sem revelar valores, a RHS garante ter superado as expectativas. Tanto que a empresa já ampliou sua atuação para os mecanismos de link patrocinado do Google e do Yahoo.

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