Home > Notícias

Ford incorporará sistema de convergência da Microsoft em seus carros

Motorista poderá ativar celular e tocador de música digital por meio de comandos de voz e botões no volante

Por Linda Rosencrance, para o IDG Now!*

10/01/2007 às 12h19

Foto:

Motorista poderá ativar celular e tocador de música digital por meio de comandos de voz e botões no volante

A Ford Motor se juntou com a Microsoft para lançar um novo sistema de comunicação e entretenimento para seus carros, que virá instalado de fábrica.

A tecnologia exclusiva da montadora - baseada no software automotivo Sync, da Microsoft - permite que os usuários operem praticamente qualquer aparelho celular ou de música digital usando comandos de voz, o volante ou os controles do rádio do carro, segundo as empresas. Os celulares se conectarão via Bluetooth e os players, por uma porta USB 2.0, segundo declararam.

O Sync integra o veículo a eletrônicos portáteis populares e pode ser atualizado para suportar futuros serviços e produtos, disseram a Ford e a Microsoft. A tecnologia vai estrear no mercado na versão 2008 dos modelos Focus, Fusion, Five Hundred, Edge, Freestyle, Explorer, Sport Trac, da Ford; no Milan e Montenego, da marca Mercury, pertencente à Ford; e no MKX e MKZ, da marca Lincoln, também da montadora. Futuramente, o Sync será incorporado em todos os carros das três marcas.

Entre as características do software estão:

- Ligação telefônica ativada por voz: o usuário precisa apenas pressionar o botão “Push to Talk” no volante e dizer o nome da pessoa que deseja contatar. O Sync automaticamente faz a conexão usando os nomes na lista de contatos do celular.

- Conexão sem interrupções: não há necessidade de terminar uma ligação no celular para entrar no carro. Ativando o botão “Telephone” no volante, o sistema se conectará automaticamente ao aparelho com Bluetooth.

- Mensagens de texto audíveis - as mensagens de texto recebidas no celular são lidas pelo programa em voz alta. O Sync também pode traduzir certas abreviações muito usadas em mensagens de texto, como LOL (Laughing Out Loud, equivalente do inglês ao Rs, usado para “risos”, em português). Além disso, o usuário pode responder com uma de 20 respostas pré-estabelecidas.

- Funções avançadas de telefone: o sistema oferece as mesmas funções de celulares, como conferência telefônica, lista de contatos e ícones de recebimento de sinal e de status da bateria - mostrados no painel do aparelho de som do carro.

- Música ativada por voz: o motorista pode procurar músicas em sua coleção do player digital, do celular ou do drive de USB por gênero, álbum, artista e título, usando comandos de voz.

- Ringtones: Para celulares compatíveis, o Sync toca ringtones pessoais e únicos para identificar automaticamente quem está ligando.

- Transferência de lista de contatos automática: o Sync baixa automaticamente os nomes e números cadastrados na agenda de contatos do celular.

- Três opções de idioma: o Sync entende inglês, francês e espanhol.

*Linda Rosencrance é editora da Computerworld, em Framingham.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail