ClassMate PC contará com sistema operacional Mandriva Linux 2007

Apresentado apenas com Windows XP, Intel anuncia que notebook educacional terá Mandriva Linux 2007 para atender exigências do governo

https://pcworld.com.br/idgnoticia2007-01-111501861345/
Clique para copiar

Apresentado apenas com Windows XP, Intel anuncia que notebook educacional terá Mandriva Linux 2007 para atender exigências do governo

A Intel fechou parceria com a Mandriva Conectiva para que sua linha de notebooks educacionais ClassMate PC conte com o sistema operacional Madrive Linux 2007, segundo anúncio feito pela Mandriva nesta quinta-feira (11/01).

Desde da revelação do notebook educacional, feita pelo CEO da companhia, Paul Otellini, em visita ao Brasil em março de 2006, o ClassMate PC só havia sido apresentado ao público com sistema operacional Windows XP, da Microsoft.

Uma das exigências do governo para a implementação de plataformas educacionais no sistema pedagógico brasileiro, prevista para o segundo semestre de 2007, seria que os notebooks usassem sistemas operacionais em código aberto.

O XO, notebook educacional proposto pelo projeto One Laptop Per Child, usa o sistema Sugar, desenvolvido pela Red Hat especialmente para o portátil.

A Mandriva afirmou ainda que seu sistema acompanhará o notebook, com lançamento primário esperado para março no Brasil, quando a Intel levá-lo para outros países emergentes, como México e Índia.

A Intel não confirmou se a Mandriva é a única que oferecerá distribuições de Linux no notebook educacional.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site