Home > Notícias

ClassMate PC contará com sistema operacional Mandriva Linux 2007

Apresentado apenas com Windows XP, Intel anuncia que notebook educacional terá Mandriva Linux 2007 para atender exigências do governo

Por Redação do IDG Now!

11/01/2007 às 13h42

Foto:

Apresentado apenas com Windows XP, Intel anuncia que notebook educacional terá Mandriva Linux 2007 para atender exigências do governo

A Intel fechou parceria com a Mandriva Conectiva para que sua linha de notebooks educacionais ClassMate PC conte com o sistema operacional Madrive Linux 2007, segundo anúncio feito pela Mandriva nesta quinta-feira (11/01).

Desde da revelação do notebook educacional, feita pelo CEO da companhia, Paul Otellini, em visita ao Brasil em março de 2006, o ClassMate PC só havia sido apresentado ao público com sistema operacional Windows XP, da Microsoft.

Uma das exigências do governo para a implementação de plataformas educacionais no sistema pedagógico brasileiro, prevista para o segundo semestre de 2007, seria que os notebooks usassem sistemas operacionais em código aberto.

O XO, notebook educacional proposto pelo projeto One Laptop Per Child, usa o sistema Sugar, desenvolvido pela Red Hat especialmente para o portátil.

A Mandriva afirmou ainda que seu sistema acompanhará o notebook, com lançamento primário esperado para março no Brasil, quando a Intel levá-lo para outros países emergentes, como México e Índia.

A Intel não confirmou se a Mandriva é a única que oferecerá distribuições de Linux no notebook educacional.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail