Home > Notícias

Especialista em segurança da informação será cargo promissor em 2007

Crescente uso de serviços de mensagens instantâneas no ambiente corporativo deve aumentar procura pelo profissional neste ano

Por Redação do IDG Now!

11/01/2007 às 13h44

Foto:

Crescente uso de serviços de mensagens instantâneas no ambiente corporativo deve aumentar procura pelo profissional neste ano

Especialista em segurança da informação. Para o site FindTheRightSchool, este será um dos profissionais mais procurados pelo mercado de Tecnologia da Informação (TI) em 2007.

A valorização da função é resultado do crescente uso de serviços de mensagens instantâneas (IM, da sigla em inglês) como ferramenta de comunicação corporativa.

De acordo com a American Management Association (AMA) e o ePolice Institute, 35% dos funcionários norte-americanos usam programas de IM no local de trabalho, dos quais 50% usam softwares gratuitos baixados da internet. Apesar de a prática ser comum, apenas 31% das empresas têm algum tipo de norma para o uso desses programas.

Segundo uma pesquisa da Akonix Systems, fornecedora de serviços de IM para empresas, um terço dos usuários já sofreram alguma ameaça via mensagem instantânea no trabalho. Foi constatado pela companhia que, em 2006, houve 15% mais ataques através de IM entre seus clientes que no ano anterior. A expectativa é de que o número de novas pragas (como programas espiões, worms, vírus e outros códigos maliciosos) continue a crescer fortemente. Entre 2005 e 2006, o avanço foi de 92%, e para este ano, a perspectiva é a mesma.

Dessa forma, a preocupação das empresas deve se intensificar nesse sentido e impulsionar a busca por profissionais qualificados para garantir segurança no uso dos programas de IM.

De acordo com o Bureau of Labor Statistics (Agência de Estatísticas de Trabalho), a demanda por empregos de TI deve crescer mais rapidamente que a média, em relação a outras áreas, até o ano de 2014.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail