Home > Notícias

Windows Vista: com ele, visual é tudo

No novo sistema da Microsoft, o visual foi um fator que sofreu grandes mudanças

Por Preston Gralla, PC World (EUA)

11/01/2007 às 11h33

Vista Flip 3D 70 84.jpg
Foto:

No novo sistema da Microsoft, o visual foi um fator que sofreu grandes mudanças

Screenshot VistaAs mudanças são percebidas logo que o Vista é iniciado. Ele é distinto e agradável aos olhos.

As cores são mais sutis, sóbrias, e a aparência geral é menos cartunizada do que a do Windows XP - aquele visual gritante de desenho animado não existe mais.

Parecido com o Mac OS X da Apple? De fato, o Vista tem muitas semelhanças – a Microsoft sempre copiou o que existe de melhor. Muitas das evoluções visuais se devem à interface Aero, que infelizmente só está disponível nas versões mais caras desse novo sistema operacional.

Na Aero, novo visual translúcido do sistema operacional, as janelas minimizam-se e maximizam-se de maneira fluida. O comando (Alt-Tab), que permitia alternar entre as janelas abertas, agora invoca o Windows Flip, que exibe miniaturas das janelas abertas.

FlipVistaO Flip 3D alinha as janelas de tal forma que é possível manuseá-las como cartas de um baralho.

Os mais críticos podem afirmar que isso tudo é muito bonito, mas não eleva a produtividade real. Pode até ser. Mas, sem dúvida nenhuma, traz um novo vigor à alegria de estar ao teclado. E ânimo renovado com certeza afeta a produtividade.

Dois outros novos elementos de interface são a Sidebar e a Live Thumbnails. Ao passar o mouse sobre uma janela minimizada na barra de tarefas, surge uma miniatura que mostra seu conteúdo ou o nome do programa que está aberto.

Os gadgets da Sidebar são de fato, muito úteis, com applets interativos que exibem informações como feeds RSS, relógio, clima e assim por diante. O Vista já vem com uma porção deles e haverá ainda mais disponíveis online.

Apesar de parecidos com o Google Desktop Gadgets e com o Yahoo Widgets, na verdade eles se assemelham ao Gadgets do Mac, já que foram feitos diretamente no sistema operacional e o usam como base. Por exemplo, um gadget irá exibir feeds RSS de notícias que você assinou usando o RSS Reader do Internet Explorer 7.

++++

Iniciar do VistaO menu Iniciar está mais compacto e útil; o Painel de Controle foi organizado de forma mais lógica do que no XP.

Agora ele possui diversos “Centros” (Centers), como os de Rede e Compartilhamento (Network and Sharing Center) e o Centro de Sincronização (Sync Center), para lidar com funções do software de desktop ActiveSync.

Mas por alguma razão estranha, diversos caminhos diferentes conduzem o usuário exatamente para um mesmo lugar. No Painel de Controle, Rede e Internet, se você clicar em “Centro de Rede e Compartilhamento” ou em “Ver Status de Tarefas e Rede” ou ainda em “Configuração de Compartilhamento de Arquivo” irá terminar no Centro de Rede e Compartilhamento. Isso faz o Painel de Controle parecer um labirinto redundante e sem fi m. Coisas da Microsoft.

Multimídia

As capacidades multimídia do novo Windows são apenas um pouco mais avançadas que as do XP. O Windows Media Center não vem mais separado, como no seu antecessor. Ele foi embutido nas versões Vista Home Premium e Ultimate. Já o Windows Movie Maker tem agora uma interface muito mais agradável. Quem usar o Windows DVD Maker para criar seus próprios DVDs com filmes e imagens não terá nenhuma difi culdade. Quem quiser um resultado mais profi ssional ainda vai precisar de um programa de outra empresa.

O DVD Maker não pode importar arquivos Quick Time, por exemplo, algo que diversos outros aplicativos terceirizados fazem. De maneira similar, o Windows Photo Gallery oferece ferramentas de fácil manuseio de imagens para organizar, imprimir, enviar por e-mail ou fazer um fi lme a partir de imagens e fotos. O Photo Gallery possui ferramentas simples para ajuste de cor, exposição e olho vermelho, mas que ainda não substituem um editor de imagem nato. Mas para um adicional gratuito, já está bom.

.: Algumas perguntas sobre o Vista

Posso fazer o Vista ter a aparência de uma versão mais antiga do Windows?

Certamente. Clique com o botão direito em Start (Iniciar), selecione Properties (Propriedades) e escolha Classic Start Menu (Menu Iniciar Clássico), para ter um Menu Iniciar composto primariamente de menus em cascata que levam até os programas. Clique com o botão direito do mouse na área de trabalho, selecione Personalize e dê um clique duplo em Themes (Temas) para escolher o tema Windows Classic (o que tira muito da perspicácia do Vista).

A Aero realmente aumenta a produtividade do usuário?

Em alguns aspectos, a Aero só oferece um visual novo e muito atraente, mas em outros ela realmente melhora a produtividade. As janelas translúcidas e animações deixam a vista da tela mais agradável. O Windows Flip, o Windows Flip 3D e as miniaturas da Barra de Tarefas facilitam a busca na janela que estiver aberta.

O que a Microsoft fez com o menu Iniciar desta vez?

Uma vez mais o Menu Iniciar foi alterado, mas desta vez a mudança parece ter agradado. O menu flutuante de seleção em All Programs (Todos os Programas) foi-se; com o Vista, na hora de clicar em Todos os Programas, os aplicativos e as pastas aparecerão logo acima para facilitar o acesso. Há ainda uma caixa de busca para procuras rápidas. O link Run (Executar) não existe mais, mas é possível fazê-lo reaparecer.

O que é essa troca de tarefas 3D?

Agora estamos falando de um colírio para os olhos. O Windows Flip 3D (Windows Tab) separa as janelas em três dimensões e permite que você role por elas com o mouse ou clique em uma para selecioná-la.

Leia a reportagem completa sobre o novo sistema Windows Vista na edição 174, de janeiro, da PC World. Já à venda em bancas e livrarias.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail