Home > Notícias

CES: Parceiros aproximam Microsoft de carros com tecnologias digitais

Enquanto Ford promete integrar tecnologia Sync em 12 linhas de carros, Dresser Wayne usa Windows em bombas de combustível inteligentes

Por Elizabeth Montalbano, para o IDG Now!*

11/01/2007 às 13h47

Foto:

Enquanto Ford promete integrar tecnologia Sync em 12 linhas de carros, Dresser Wayne usa Windows em bombas de combustível inteligentes

A Microsoft falou muito sobre tecnologia que permitiriam a casa digital durante a Consumer Electronics Show (CES), que acontece nesta semana, em Las Vegas. Mas parceiros da empresa estão usando softwares da Microsoft para estender a conectividade digital em automóveis, e algumas mostraram algumas novidades durante o evento.

A norte-americana Dresser Wayne lançou nesta semana uma nova versão da sua bomba de combustível Ovation iX, que usa o sistema Windows CE para oferecer telas de interatividade que reproduzem propagandas e outros conteúdo digitais enquanto o motorista abastece o carro.

A nova versão da bomba, chamada iX2, tem um LCD de 15 polegadas com tela sensível a toque, que permite que empresário oferecem mais funções dentro do sistema que sua versão anterior, afirmou Dan Harrell, vice-presidente de arquitetura global de produtos da Dresser Wayne.

Antes, o iX tinha apenas oito teclas, que limitavam as escolhas dos empresário em quais informações poderiam ser demonstradas na tela, disse.

Dois dos clientes da Dresser usando a versão anterior empregam a tela para reproduzir propagandas especiais em suas lojas, afirmou Harrell, com opção de venderem espaços para outras companhias.

O iX2 também conta com uma nova função Bluetooth, que pode se conectar ao celular do usuário para que a conta do combustível seja paga sem que o cartão de crédito seja usado. Para tanto, Harrell demonstrou as novidades da iX2 durantes a CES.

A montadora Ford também introduziu uma nova tecnologia durantes a CES, chamada Sync. Apresentada pelo fundador da Microsoft, Bill Gates, em seu discurso, a novidade usa aplicativos da empresa para oferecer conexões à internet sem fio e comandos ativados por voz para tocar música, atender ligações e "ler" mensagens de texto.

A Ford está integrando o Syn a 12 modelos dos seus carros, começando até o final do ano, com o objetivo de dar às pessoas que dirigem carros não luxuosos um sistema digital que pode aliar o acesso a conteúdo digital com direção segura.

Usuários do Syn podem pressionar a tecla "Push to Talk" no volante, dizer o nome da pessoa que querem ligar e falar usando o celular sem que tenham que apanhar o aparelho.

O Sync também permite a sincronização de players, como o iPod, da Apple, e o Zune, da própria Microsoft, ao sistema de som do carro.

*Elizabeth Montalbano é editora do IDG News Service, em São Francisco.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail