Home > Notícias

MEC decide cidades que receberão testes de notebooks educacionais

Serão 2.840 portáteis usados em nove diferentes cidades para que governo decida qual plataforma educacional será escolhida para 2008

Por Guilherme Felitti, repórter do IDG Now!

11/01/2007 às 10h32

Foto:

Serão 2.840 portáteis usados em nove diferentes cidades para que governo decida qual plataforma educacional será escolhida para 2008

O Ministério da Educação definiu quais colégios brasileiros receberão notebooks educacionais para testes durante o primeiro semestre de 2007 que balizarão a escolha da plataforma a ser usada em salas de aulas no país a partir de 2008.

De maneira geral, o teste contará com 2.840 máquinas, de diferentes fabricantes. Serão 1.000 notebooks chamados "de mercado", 1.000 notebooks XO, do projeto One Laptop per Child, 800 máquinas ClassMate PC, da Intel, e 40 portáteis Mobilis, da empresa indiana Encore.

Os mil notebooks convencionais - que terão configuração básica para alunos e professores, segundo o governo - serão empregados em colégios em Manaus (AM), Palmas (TO), João Pessoa (PB), Piraí (RJ) e na capital fluminense.

Já os mil equipamentos desenvolvidos pelo OLPC, provenientes de  uma segunda carga que o projeto deverá entregar ao país entre janeiro e fevereiro, serão utilizados em São Paulo (SP) e Porto Alegre (RS).

O governo já conta com 60 máquinas XO, chegas ao país no final de 2006 e distribuídas entre universidades federais e institutos de pesquisa  envolvidos com o projeto educacional.

Os 800 micros da Intel, doados pela empresa durante o anúncio da fabricação local dos portáteis, serão destinados a colégios públicos em Tiradentes (MG) e Brasília (DF).

Com menor participação, a empresa indiana Encore oferecerá 40 máquinas Mobilis para uso em um colégio em Brasília (DF).

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail