Home > Notícias

Conheça 20 perguntas sem resposta sobre o iPhone

Apesar de Steve Jobs aparecer sempre seguro e confiante em seus discursos, ainda existem questões sem resposta sobre o iPhone. Confira 20 delas.

Por Mike Elgan, ComputerWorld (EUA)

12/01/2007 às 16h00

Foto:

Apesar de Steve Jobs aparecer sempre seguro e confiante em seus discursos, ainda existem questões sem resposta sobre o iPhone. Confira 20 delas.

Steve Jobs apresentou o seu xodó iPhone na última terça-feira, chamando-o de "equipamento mágico que mudaria o mundo a partir de junho, quando chegasse ao mercado.

Entretanto, a visão do iPhone e o ponto chave foram tão perfeitamente executados que a Apple pode ter aumentado expectativas que serão difíceis de serem correspondidas. O que pode romper esta maravilhosa ilusão do iPhone é o que não sabemos. Portanto, seguem 20 questões ainda não respondidas sobre o iPhone.


1. Quanto vai custar um iPhone?

Nós já sabemos que o iPhone mais barato vai ser mais caro que o telefone mais custoso da Cingular. Mas quanto mensalmente isso vai custar? Qual será o valor dos planos de dados?

2. Qual será o valor do iPhone fora de contrato?

O preço estimado por Jobs – 599 dólares – para o modelo de 8Gb e de 499 dólares pelo de 4 Gb – estão com o desconto exigido em contrato de dois anos com a Cingular. Será possível comprar um telefone desses sem o contrato de wireless e sem o carregador específico sem fio?

3. Quanto vai custar para reaver uma perda ou dano do iPhone?

Vamos dizer que que você pagou 600 dólares por um iPhone. Depois de duas semanas você o deixa cair e o aparelho fica destruído. Quanto vai custar a reposição? 600 dólares? 1.200 dólares? Mais? Quando você compra um telefone em contrato, sempre ganha um grande desconto porque está pagando pelo serviço. 150 dólares em telefones são grátis. 200 dólares são 50 dólares.

O BlackBerry Pearl, por exemplo, custa 200 dólares com o contrato, mas se for recolocá-lo, sairá por 400 dólares, porque você não tem um novo desconto. E o seguro do celular novo, por quanto sairá? Carregadores sem fio oferecidos pelo terceiro seguro cobrem este alto custo de reposição de aparelhos – normalmente alguns dólares por mês a mais na conta do seu telefone celular.

O seguro do iPhone custará 5 dólares ou 15 dólares por mês? Não se sabe. Se forem 15 dólares por mês, por exemplo, depois de três meses são 540 dólares. Não é uma banalidade.

4. Qual é a velocidade do iPhone?

Equipamentos com tela sensível ao toque são freqüentemente arruinados por um atraso quando você pressiona botões na tela. A Apple pode resolver este problema com a primeira versão do produto, mas se persistir, um grande pânico vai assolar a experiência do usuário.

Jobs diz que o iPhone funciona sobre os aplicativos “OS X” e o “desktop-class”. Mas o desempenho do OS e dos aplicativos vai ser bom com o desktop-class? Se sim, a Apple vai ter que resolver outro problema que ninguém nunca foi capaz de solucionar.

5. O que Jobs quis dizer quando ele afirmou que o “iPhone roda sobre o OS X”?

É este o foco do OS X com um novo aparelho móvel UI? Ou é um novo objetivo, com o OS X como um código do UI? Steve Jobs já sugeriu que aplicativos especiais do iPhone – não padrões de aplicativos de desktop – vão rodar no telefone. Qual é o sistema operacional do iPhone, realmente?

++++

6. O iPhone vai sincronizar bem com as aplicações do Windows?

Jobs afirmou que o iPhone vai estar sincronizado com as informações do desktop – como contatos, calendário, fotos, anotações e contas de e-mail – sem explicar em detalhes sobre o fato de que o iTunes vai estar a serviço das aplicações de sincronização. Vai se integrar com o Microsoft Outlook? Lotus Notes? E outros sistemas de gerenciamento de informações pessoais e aplicações de e-mail? Quais? Vão funcionar bem?

7. Os negócios estarão aptos a dispor do iPhone?

As companhias fabricantes dos Treos, Blackberries e outros equipamentos gastaram grandes quantias na construção da infra-estrutura de base. Estes sistemas permitem desenvolver aos negócios programas que se assemelham aos dos objetivos das companhias sobre a regulamentação, segurança de dados, redução de custos e outros.

O sucesso desses produtos é baseado em partes nos seus ambientes corporativos e em soluções de negócios. Mas enfim, o iPhone está preparado para os negócios?

8. O iPhone suporta documentos de Word, Excel e PowerPoint?

Jobs disse que você pode sincronizar o iPhone com o e-mail, mas e os arquivos? Se não suportar os padrões dos documentos do Office, o iPhone tem grandes chances de não ser útil para a maioria dos usuários de negócios.

9. Você estará apto a usar o iPhone como um modem para o seu laptop?

Se não, isto pode ser uma barreira de adoção para muitos executivos que viajam com freqüência.

10. O iPhone vai arranhar ou descascar?

Os produtos anteriores da Apple, incluindo alguns como o iPod e notebooks tiveram sérios problemas com arranhões e descascamentos. Isso pode ser um grande problema desta vez, porque as pessoas usam e abusam de seus celulares mais do que qualquer outro equipamento. A Apple vai tornar seus produtos mais resistentes o suficiente para evitar posts embaraçosos em blogs sobre essa questão?

++++

11. O iPhone vai se chamar iPhone?

Steve Jobs diz “sim”, mas a notícia do processo da Cisco – que detém a propriedade da marca. A Cisco disse na quarta-feira (10/01) que está na justiça pelo direito ao nome. É possível que as duas empresas cheguem a um acordo, mas até agora a questão ainda está no ar.

12. As pessoas vão odiar o teclado da tela do iPhone?

Muitas pessoas se livraram de seus Palm TreoS principalmente porque as teclas eram difíceis de digitar com os dedos. As teclas do iPhone são aproximadamente do mesmo tamanho que as do Treo, mas são um software sem retorno paupável. O teclado pareceu bom na demonstração. Mas os usuários vão gostar de usar isso todos os dias?

13. O iPhone pode ser usado para fazer ligações VoIP?

Usar o iPhone sobre a conexão Wi-Fi para fazer ligações de Skype, seria obviamente um benefício. A Apple vai permitir isso? E a Cingular, vai?

14. As pessoas vão aceitar uma lenta conexão de internet no iPhone?

Enquanto outros telefones são 3G, o iPhone oferece aos usuários um desapontante 2,5G. Para quem já usa o 3G no telefone, mudar e retroceder para um equipamento mais lento vai ser difícil.

15. Outros fabricantes de software vão poder criar aplicações para o iPhone?

Se não, por quê? Se sim, quem são eles?

++++

16. O modelo de negócios do iPhone com apenas uma carrier vai inviabilizar o uso para grande parte dos usuários?

Em algumas cidades dos EUA, a Cingular não tem cobertura. Em outras, como Nova York, a cobertura da operadora é menor do que de suas competidoras. Ao limitar o iPhone apenas à Cingular, a Apple não estará recusando a maior dos potenciais usuários do iPhone?
 
17. Não será possível compartilhar arquivos sem fio com o iPhone?

Assim como o Microsoft Zune, o iPhone suporta Wi-Fi. Mas, ao contrário do Zune, iPhone Wi-Fi é apenas para conectar a internet através de hotspots ou redes. Não será aberto a conexão peer-to-peer. Será que a Apple será capaz de ligar essa capacidade com o tempo? A companhia vai permitir, ao menos, compartilhamento de arquivos pela Internet?
 
18. As vendas do iPhone matarão o iPods?

Apple tem um lucrativo negócio com o iPod. Mas as pessoas pararão de comprar iPods enquanto esperam pelo iPhone? Os investidores vão concluir que a palestra de Steve Jobs foi um grande erro se os lucros com o iPod caírem sensivelmente por dois trimestres?
 
19. A Apple será capaz de atender os pedidos pelo iPhone?

Sem dúvida que o iPhone é muito caro para ser produzido e, ao contrário do iPod, é um aparelho eletronicamente muito complexo. Nos primeiros anos de produção, a Apple pode facilmente produzir mais do que ela consegue vender durante um período de tempo ou, ao contrário, pode não conseguir acompanhar a demanda e criar longas filas que irritam os usuários.
 
20. O iPhone vai “mudar o mundo”?

O iPod o fez, já que todos compraram um aparelho. Mas o preço do iPhone, a atuação exclusiva da Cingular e a falta de usabilidade do aparelho para os negócios podem transformar o produto em apenas uma solução de nicho luxuosa para pessoas muito ricas?

Confira aqui algumas respostas elaboradas pela Redação PC World norte-americana.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail